terça-feira, 23 de agosto de 2011

Desenvolvimento local


No quadro do programa conjunto governo/UNICEF/FNUAP com Tostan


Iluminação pública chega a povoação de Mambonco

Bissau, ANG - O governo, acompanhado de representantes de organizações da ONU para a defesa das crianças e das populações, nomeadamente o UNICEF e FNUAP, procedeu no passado dia 18, a entrega a comunidade da tabanca de Mambonco, sector de Mansaba, na região de Oio, de 60 painéis solares e respectivos acessórios, além de lâmpadas fixas, lanternas de iluminação e placas de carregamento de telemóveis. 

Trata-se dum projecto-piloto de iluminação pública através de colocação de um conjunto de 130 painéis solares doados pelas duas organizações onusinas acima mencionadas e estão avaliados em 60 mil dólares e destinados a 3 povoações nas regiões de Oio, Bafatá e Gabú, nomeadamente Mambonco, Contuboel e Pirada, as quais, a semelhança da maioria das comunidades rurais do interior, debatem com falta de energia para suas necessidades básicas.

Repr. do UNICEF entrega materiais a Repr. do governo para dar a Comunidade de Mambonco
Entre outras razões que se pretende com instalação de tais “engenhos luminosos” nestas localidades, estão a necessidade de dotar de iluminação as casas, escolas e centros de saúde locais, permitindo as famílias e técnicos de efectuarem seus trabalhos e de realizarem actividades de lazer, enfim, estes materiais vão permitir as comunidades beneficiárias de usufruírem de energia eléctrica para poderem implementar actividades promotoras de desenvolvimento local.

Com a corrente eléctrica no período nocturno, os Comités de Gestão Comunitária locais estarão dotados de maior liquidez para a aplicação de programas de micro crédito e disponibilidade, uma vez que a cada fim do mês as famílias beneficiárias contribuirão com 3 mil francos CFA para eventuais problemas registados.

O projecto visa a promoção e reforço do papel da comunidade como actor do desenvolvimento durável e a mudança de comportamento para o abandono das práticas nefastas, cujas acções estão sendo implementadas em 13 tabancas no sector de Mansaba e nas regiões de Bafatá e Gabú pela ONG sub-regional para o Ensino não Formal em África (Tostan).

Espera-se para breve o alargamento das acções do Tostan as regiões de Quinará e Tombali.
A entrega dos painéis insere-se ainda na abordagem de reforçar a capacidade das mulheres, através de educação com base nos direitos humanos e a responsabilização e autoconfiança, cujos efeitos são positivos para o abandono das práticas nefastas e melhorar a situação das crianças nas sociedades locais.

Na ocasião, a Presidente do Instituto da Mulher e Criança (IMC) que representou o governo, manifestou sua alegria por mais esta “vitoria” na vida dos pais e seus menores e da população em geral e disse que o governo aposta muito no desenvolvimento humano nas comunidades.
“Eis o resultado concreto da aposta do governo em ONG, s como a Tostan, cujas acções no terreno são financiadas pelos nossos parceiros de desenvolvimento como UNICEF e FNUAP”, assinalou Iracema do Rosário.

Dentre as realizações positivas efectuadas pela Tostan na comunidade de Mambonco, a Presidente do IMC realçou o facto de esta organização ter enviado 5 mulheres a Índia onde durante 6 meses se formaram na gestão de pequenas unidades de energia solar para suas tabancas e comunidades vizinhas. São estas engenheiras que irão velar para o bom funcionamento dos referidos painéis.

Em representação do UNICEF falou Victor N´gongalah que sublinhou que muitos dos problemas que afectam a sociedade possuem efeitos negativos sobretudo nas mulheres e crianças. 

“Por isso, nós todos; Estado, parceiros de desenvolvimento e estruturas do poder tradicional temos por obrigação prestar maior atenção a protecção desta camada mais vulnerável da sociedade”, vincou, tendo felicitado o executivo e a ANP pela recente aprovação de leis que proíbe o tráfico de menores e a excisão.

O representante do UNICEF reafirmou o apoio do seu organismo ao governo guineense e encorajou os parceiros e as comunidades na execução deste programa para o bem-estar, a protecção e o desenvolvimento dos menores.

Por seu lado o coordenador nacional do Tostan disse que existem muitas vantagens com este projecto porque vai ajudar a comunidade em assegurar a perenidade das actividades da sua organização naquelas localidades.

Alassane Diedhiou enumerou os critérios que penderam para a selecção das tabancas beneficiárias deste projecto, nomeadamente distância e dificuldade de acesso em relação a estrada principal, nível de pobreza, falta de grupo electrogeneo, analfabetismo entre outros.
A finalizar apelou a colaboração das comunidades beneficiárias a saberem proteger estes painéis, pois como fez questão de salientar, o desenvolvimento da comunidade vai depender das próprias populações.

No cômputo geral, Mambonco desfila-se como tabanca modelo na protecção dos direitos e na promoção da higiene e saneamento e no abandono a praticas nefastas a crianças e mulheres. A promoção e implementação dos direitos das crianças, nomeadamente no concernente a proibição de Mutilação Genital Feminina (MGF) é um dado assente nesta povoação de 1488 habitantes dos quais 762 são do sexo masculino e restantes feminino.

Os habitantes locais estão cientes dos efeitos negativos do chamado fanado da mulher, violência doméstica, trabalho infantil, o não registo das crianças e casamento precoce, graças as acções da Tostan apoiada material e financeiramente pelo UNICEF, concretamente o Comité espanhol desta organização das Nações Unidas.

Quer o Imame local, Sancun Seide, como a Coordenadora de Gestão Comunitária, Aby Seide foram unânimes no agradecimento a Tostan e aos organismos financiadoras de suas acções, UNICEF e FNUAP, tendo ambos prometidos em nome da comunidade de velar para o bom uso do donativo.

“Constitui a concretização de um sonho a muito acalentado”, revelou por seu lado o chefe da vila, Queba Seide, enquanto o representante dos jovens, Mustafa Seide se prontificou em trabalhar em colaboração com a Tostan na implementação do desenvolvimento, através do respeito pelos direitos das mulheres e crianças, água potável, higiene e saneamento em Mambonco.

ANG/JAM

Sem comentários:

Enviar um comentário