sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Cooperação Guiné-Bissau/África do Sul


África de Sul Abre Linha de Crédito Para Empresários Guineenses

Bissau, ANG – O Governo da Guiné-Bissau e da África de Sul concordaram em abordar os respectivos ministros das Finanças, Directores do tesouro e dos Bancos Centrais, sobre a possibilidade da abertura de uma Linha de crédito para apoiar os homens de negócios envolvidos no comércio bilateral de investimento.

Vice-presidente da África do Sul (a Esq.) e o PM guineense
A decisão consta de um comunicado conjunto assinado no final da visita oficial de três dias que o Vice-Presidente da África de Sul, Kgalema Petrus Motlanthe efectuou à Guiné-Bissau à convite do primeiro-ministro guineense, Carlos Gomes Júnior.

De acordo com o documento, os executivos guineense e sul-africano recomendam a realização, com maior celeridade possível, da grande Comissão Mista da cooperação entre os dois países.

Abordaram ainda questões relacionadas com apoio da África de Sul à reforma nos sectores da defesa e segurança na Guiné-Bissau bem como o programa de cooperação económica e comercial e manifestaram o desejo de ver incrementadas as relações comerciais entre si.

Por isso, de acordo com o comunicado final, os dois governos comprometeram em tudo fazer para que os acordos de protecção de investimento, promoção recíproca e demais pactos sejam celebrados o mais breve possível.

O governo da África de Sul comprometeu-se ainda a analisar o pedido da Guiné-Bissau quanto ao apoio ao seu processo eleitoral.

Durante a estadia do Vice-Presidente da África de Sul na Guiné-Bissau, foi assinado um acordo de cooperação no sector de saúde, na qual os dois países manifestaram o desejo de estabelecer uma cooperação tripartida Guiné-Bissau/Cuba/África de Sul visando implementação de um projecto para o controlo da malária no país com base no exame biológico e físico dos vectores transmissores desta doença.

Comprometeram-se a adoptar um projecto de cooperação tripartida denominado Nelson Mandela/Fidel Castro/Amílcar Cabral para a formação dos recursos humanos no domínio da saúde na Faculdade de Medicina da Guiné-Bissau.

Os acordos serão formalizados via diplomática com a deslocação para breve de uma delegação governamental guineense à África de Sul encabeçada pelo primeiro-ministro Carlos Gomes Júnior.

O Primeiro-ministro, Carlos Gomes Júnior manifestou a sua vontade de ver incrementada a cooperação entre os dois países, com a criação de condições para a melhoria do ambiente de negócio, para assim incentivar os empresários sul africanos a virem ao país.

O dirigente Sul-africano depositou coroas de flores no Monumento de Amílcar Cabral na cidade de Bafatá e visitou a Casa onde nasceu o líder fundador da nacionalidade guineense e cabo-verdiana.

ANG/ÂC

Sem comentários:

Enviar um comentário