sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Transportes


Dois Barcos para ligação às ilhas Chegam ao País

Bissau, ANG – Os dois barcos comprados na Grécia pelo governo para garantir a ligação do continente com a zona insular chegaram na manhã do dia 1 de Setembro no cais de Bissau.

Falando na cerimónia da recepção das duas embarcações, o primeiro-ministro guineense frisou que o executivo fez estas aquisições para minimizar os acidentes com pirogas, tal como o que ocorreu em Janeiro de 2009 na travessia entre a ilha de Pecixe e Biombo e em que morreram várias pessoas.

“Depois deste sinistro, havíamos prometido diligenciar para tirar as ilhas do isolamento e criar condições para que as nossas populações naveguem com toda a segurança”, reafirmou Carlos Gomes Júnior.

O Chefe do executivo apontou os dois barcos afirmando que constituem o cumprimento da promessa deixada e louvou os esforços da Secretaria de Estado dos Transportes, do Ministério das Finanças bem como dos técnicos da Marinha Mercante, cujos esforços permitiram a concretização desta aquisição.

“O navio chamado ´Baria´ tem a capacidade para 300 pessoas, 400 toneladas de carga e 56 viaturas, enquanto o outro denominado ´Pecixe´ pode transportar 150 passageiros, 70 toneladas de fardo e 29 viaturas”, esclareceu o primeiro-ministro.

Carlos Gomes Júnior indicou que, com a vinda destas embarcações, estão reunidas condições para afastar as ilhas do isolamento. Adiantou que a população já pode viajar tranquilamente para todas as partes do país com toda a segurança.

Instado a dizer sobre o que justifica a presença de vários membros do seu governo na recepção dos navios, o primeiro-ministro sublinhou que é de facto um dia especial porque muitas pessoas não acreditavam de que os barcos chegariam ao país, acrescentou que, houve muitas críticas e debates a volta disso.

“Mas não temos tempo para esses debates, pois somos homens de trabalho, hoje apresentamos mais uma acção concretizada. Os membros do governo vieram testemunhar o esforço da equipa”, vincou Gomes Júnior.

Abordado sobre se existe a possibilidade de adquirir outro navio para garantir ligações com a Sub-região, Gomes Júnior disse que os dois barcos saíram da Grécia com as próprias autonomias. Adiantou que o denominado de Baria tem capacidade para assegurar ligações Bissau/Dakar/Praia entre outros.

“Portanto há condições e temos que continuar a trabalhar para que o país arranque rumo ao desenvolvimento que todos preconizamos”.

“Hoje estamos na Ponte Cais onde estão atracados dois navios em bom estado de conservação. São barcos que dignificam de facto. É mais um esforço do governo visando garantir uma ligação condigna do continente às ilhas”, afirmou o Director Geral dos Assuntos Insulares.

Mandu Camará disse que, após o acidente em Pecixe, o primeiro-ministro ficou muito sensibilizado e preocupado e isso resultou na compra destes dois navios.

Os navios Pecixe e Baria assegurarão ligações entre Bissau/Pecixe e Bissau/Bubaque, respectivamente.

ANG/ÂC


  

Sem comentários:

Enviar um comentário