segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Cooperação ANG/Inforpress

Cooperação Bilateral: ANG e congénere de Cabo-verde Assinam Acordo de Cooperação

Bissau, ANG – As agências de informações da Guiné-Bissau (ANG) e a sua congénere cabo-verdiana (Inforpress) rubricaram esta semana na Praia, um acordo de cooperação que culminou com a entrega do novo site da agência guineense sob o endereço: www.anguinebissau.com.

DG da ANG, Salvador Gomes
O Director Geral da ANG, que esteve dois dias em visita a Cabo-verde qualificou a cerimonia de assinatura de “inesquecível”, na medida em que, segundo ele, vai contribuir positivamente para o relançamento do órgão que dirige, nomeadamente as informações passarão agora a serem publicadas em Web e não no Blog como vinha acontecendo.

“Com o site agora, a ANG vai ter mais campo de actuação na publicação das suas informações, estando assim, na mesma linha com os seus similares de quase todo o mundo”, enalteceu Salvador Gomes.

Abordado sobre possibilidade de mais acordos desta natureza com outras agências da lusofonia e do mundo, o Director-geral da ANG assegurou que já estão em curso acções nesse sentido com a portuguesa Lusa e com algumas dos Países Africanos da Língua Oficial Portuguesa (PALOP´s), no quadro da Aliança das Agências de Informação dos Países da Lingua Portuguesa (ALP).

“Recentemente, dirigimos uma carta a Lusa solicitando apoios em termos de formação e fornecimento de novos equipamentos. Relativamente a ALP, no final da recente reunião efectuada em Angola, acordou-se que cada país membro devia enviar ao Director Executivo desta organização, na pessoa do Presidente do Conselho de Administração da agencia angolana, um documento em que retratará as suas necessidades, o que já fizemos”, garantiu.

Salvador Gomes augurou um futuro risonho para a agencia guineense, e destacou dentre realizações perspectivadas, a recolocação dos correspondentes nas regiões do país, o equipamento do órgão através de solicitação de apoios aos órgãos similares estrangeiros, devido as dificuldades financeiras que o governo enfrenta, apesar de estar interessado em relança-la.

Por seu lado, o Presidente do Conselho de Administração da agência de informação cabo-verdiana, José Mário Correia, disse no acto da assinatura do referido acordo que o mesmo constitui uma colaboração formal e vai fortalecer as relações entre as duas agências na troca de correspondentes, no intercâmbio formativo, entre outros aspectos.

O acordo prevê ainda o fornecimento mútuo de serviços informativos, estágios e formações básicas para jornalistas e assistências recíprocas dos enviados especiais a cada um destes países.

ANG/QC
  

Sem comentários:

Enviar um comentário