sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Ambiente


CENFI beneficia de materiais de adaptação as mudanças climáticas do PNUD
Bissau, ANG - O Centro de Formação Industrial “Vitorino Costa” (CENFI) beneficiou hoje de um lote de materiais doado pelo Programma da ONU para o Desenvolvimento (PNUD), no quadro da transferência de tecnologias para a mitigação e adaptação as mudanças climáticas e boas práticas de refrigeração.

DG do Ambiente discursando na cerimónia
Com esta oferta de materiais avaliados em cerca de 300 mil dólares e financiados pelo Programa das Nações Unidas para o Ambiente (PNUA), pretende-se reduzir a emissão de gases que deterioram a camada do Ozono, aumentam o aquecimento global do planeta e geram mudanças climáticas.

Na ocasião, o Director-geral do Ambiente lembrou que os equipamentos são destinados a reconversão dos gases capazes de colocar em perigo a camada do Ozono e constitui assim um passo dado pelo governo guineense na implementação da “Convenção de Viena” e “Protocolo de Montreal”.

“A Convenção de Viena é relativa a protecção da camada do ozono, enquanto o Protocolo de Montreal, que é adicional ao primeiro, visa reduzir a emissão de gases que empobrecem a camada ozonal”, explicou Laurentino Rufino Cunha.

Manifestou a preocupação da humanidade com a protecção de camada de ozono, uma vez que é ela que protege a vida na terra dos raios ultra-violeta. “Por isso é nossa obrigação proteger o país destes gases”, indicou lembrando que o país aderiu a esta convenção.

De acordo com o DG do Ambiente, o executivo procedeu num passado recente a formação de técnicos de frio, das alfândegas, guardas fronteiras e florestais, para alem de dota-los de conhecimentos técnicos e equipa-los com tecnologias limpas, amigas do ambiente capazes de detectar os referidos gases.

O Director do CENFI, um homem que não cabia em si de feliz, agradeceu a oferta e aproveitou a sua intervenção para traçar o percurso histórico da instituição que dirige, desde a sua fundação, os objectivos preconizados e destruição de suas instalações em 1998, em consequência da guerra civil.

“É um centro vocacionado para formação, capacitação e aperfeiçoamento profissional dos jovens e adultos a procura do primeiro emprego”, sublinhou Belmiro Passa que revelou que o CENFI se encontra neste momento em fase de relançamento.

Neste âmbito, prosseguiu nas suas explicações, O CENFI está a beneficiar de dois projectos financiados pelo PNUD, nomeadamente Reforço de capacidade institucional e reabilitação parcial das antigas instalações do centro em Brá.

Laurentino Rufino da Cunha entrega materiais ao Director do CENFI
No quadro de parceria com o PNO, o CENFI promove neste momento acções de sensibilização, formação e multiplicação de boas práticas em refrigeração aos seus formandos e técnicos utilizadores de gazes com substâncias que empobrecem a camada do Ozono.

Assim, recuperação, reciclagem e reconversão dos sistemas carregados com gases que deterioram a referida camada e utilização de gases alternativos, inserem-se nas iniciativas de boas práticas promovidas pelo CENFI.

Belmiro Passa prometeu que o centro vai rever o curriculum do seu programa de formação para participar no cumprimento da Convenção de Viena e no protocolo de Montreal e exortou aos técnicos para uso correcto dos equipamentos beneficiados.  

Máquinas de soldar, aparelhos digitais, fatos-macacos, caixas de óculos, máquinas de reconversão, aparelho de detenção de gás e geradores, são entre outros materiais que constam do lote hoje oferecidos ao CENFI.


ANG/JAM

Sem comentários:

Enviar um comentário