sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Combate a Paludismo

Paludismo: Minsap e parceiros lançam campanha MILDA

Bissau, ANG – A Campanha Nacional de distribuição de 800 mil Mosquiteiros Impregnados de Longa Duração e Acção (MILDA) a população da Guiné-Bissau vai decorrer de 1 à 4 de Novembro próximo.

Umaro Bá, ladeado de Victor Ngongolah e Director do PNLP
A campanha que se enquadra no combate a paludismo será executada pelo governo guineense através do Ministério da Saúde e sues parceiros e prevê a distribuição de 1 tenda para cada duas pessoas.

De acordo com as autoridades sanitárias, apenas 40 por cento de guineenses dormem debaixo de mosquiteiros, ao passo que os países africanos estabeleceram como meta uma cobertura de 60 por cento de utilização de tendas impregnadas, sobretudo para crianças e grávidas.

Trata-se duma campanha que será liderada pelo Programa Nacional de Luta contra o Paludismo (PNLP) e os seus parceiros como a UNICEF no quadro da redução da morbilidade e mortalidade relacionada com o paludismo.

A campanha será antecedida de recenseamento das populações a beneficiar e de acções de informação e sensibilização as famílias, pelos órgãos de difusão em massa, organização da sociedade civil, ONG,s e de Base e Associações comunitárias. 

Os mosquiteiros impregnados, segundo estudos efectuados, são um dos melhores instrumentos disponíveis actualmente para a redução do impacto negativo do paludismo. 

Os mesmos estudos mostram que o uso destes meios de prevenção de paludismo, mesmo em zonas com alta transmissão, contribuem na redução de morbilidade da doença nas crianças, chegando a 60 por cento nos menores de um ano. Também, reduz em 23 por cento a mortalidade pós-natal.

Foi a propósito dos preparativos deste evento que o Ministério da Saúde Publica em colaboração com UNICEF levou a cabo um encontro com representantes de diferentes órgãos de comunicação social, nomeadamente as rádios comunitárias vindos de toda a parte para os informar dos objectivos que se pretende atingir.

Os participantes no encontro
Durante o encontro que durou todo o dia, os participantes foram ministrados informações ligados com a situação do paludismo na Guiné-Bissau, a contribuição dos médias para o sucesso da campanha de distribuição dos MILDA, a forma de produção de micro programas nas rádios comunitárias e seguimento de contribuições destes órgãos na aludida campanha.

A campanha incidira nas onze regiões sanitárias do país, nomeadamente Bissau, Bafatá, Biombo, Bijagós, Bolama, Cacheu, Farim, Gabú, Oio, Quinara e Tombali.

A cerimónia de abertura contou com presença do Director de Prevenção e Promoção da Saúde do Ministério concernente, Umaro Bá, na presença de Victor Ngongolah, que falou em nome do Representante Residente do UNICEF.

ANG/JAM

Sem comentários:

Enviar um comentário