quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Transito Rodoviário

Funcionamento de novos Semáforos provoca caos na avenida principal

Bissau, ANG – Um caos total de viaturas e piões. Assim se pode adjectivar a confusão que se instalou nos principais cruzamentos da avenida “Combatente da Liberdade da Pátria”, com o inicio, dia 28, do funcionamento dos novos semáforos ali instalados.

Agente transito orientando pedestres na passadeira... 
Há quem defende que tais engenhos electrónicos, postos para ajudar a desobstruir o trânsito caótico que se verifica em horas de ponta, sobretudo na rotunda da chapa de Bissau, estariam precisamente a dificultar a circulação de viaturas e travessia das pessoas.

O problema é que a instalação dos semáforos, por ser um facto novo, está a criar constrangimentos, quer as viaturas como da população, estes últimos, por nunca ter tido oportunidade de ser orientado por estas engenhocas.

A ANG constatou que muitas pessoas não sabem interpretar o sinal do piscar da luz amarela, que na verdade é um aviso quanto a eminência de reinício da circulação de viaturas, pelo que as pessoas devem abandonar rapidamente a passadeira.
Com a luz vermelha acesa no sentido da circulação, significa que acendeu-se também a verde na passadeira, pelo que a viatura deve imobilizar-se e aguardar que o sinal mude para verde. Entretanto, neste intervalo de tempo os pedestres devem aproveitar para efectuar travessia de um lado para o outro.

A Adjunto Comandante do Departamento da Polícia de Trânsito, abordado pela ANG esclareceu que os agentes se encontram em serviços nestes cruzamentos justamente para apoiar os condutores e peões, quanto ao funcionamento da sinalização electrónica.

“Apesar de constituir uma preocupação neste momento, creio que a situação vai ser ultrapassada dentro de pouco tempo”, assegurou Ana Pereira.

Dembo Camará, condutor de transporte colectivo urbano designado de “Toca-toca” reconhece os transtornos que a nova sinalização lhes vem causando nestes dias, mas afirmou que aos poucos os condutores acabarão por superar estes obstáculos. “Penso que é um sinal de que o país está no rumo do desenvolvimento”.

Em relação as duas travessias aéreas instaladas na mesma avenida, Dembo Camará precisou que elas são importantes não somente por darem um novo visual a entrada da cidade, como também estão a ajudar na redução de acidentes que constantemente eram registados.

...Enquanto as viaturas aguardam o acender da luz verde no semáforo.
Por seu lado um motorista de Táxi afirmou que a instalação da sinalização electrónica vem reforçar a sensação de que “Terra Ranka” e o país se enquadra no contexto de novas tecnologias. 

Falando das dificuldades resultantes do funcionamento dos semáforos nesta fase inicial Eusébio Gomes, referiu que qualquer que seja o processo, ao iniciar exige dificuldades e sacrifícios mas, como salientou, acredita que serão ultrapassadas dentro em breve.

A cidadã Isabel da Silva acredita por seu lado que imagem de Bissau mudou com a metamorfose registado em menos de dois anos. “Qualquer Guineense já pode orgulhar-se de ter uma cidade com o mínimo dos requisitos exigidos tal como outras urbes do mundo”.

“A arquitetura das duas travessias aéreas justificam que é possível a realização de mais e melhores coisas pelo governo ao país”, elogiou a cidadã comum que congratulou-se ainda com o facto por servir de meio de redução de acidentes rodoviarios.

A obra de construção, reabilitação e iluminação da avenida principal e a estrada de Antula, bem como a colocação de semáforos e duas travessias aéreas esta sendo executada pela empresa Arezki e a cerimonia de entrega oficial da mesma está agendada para a segunda semana de Outubro próximo.


ANG/AI/JAM                                               

  

Sem comentários:

Enviar um comentário