sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Obito


Sepultado restos mortais do coordenador do BAD na Guiné-Bissau

Bissau, ANG – Os restos mortais do ex-ministro de Negócios Estrangeiro e então Coordenador do Banco Africano para Desenvolvimento (BAD) da Guiné-Bissau que faleceu dia 26 em Dakar, vítima de doença súbita foram sepultados dois dias depois no cemitério de Antula em Bissau.

O extinto, duas semanas antes do desenlace fatal
As exéquias fúnebres contemplaram uma homenagem ao malogrado cujo corpo foi velado na sede do Partido Africano para Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) de que era militante e onde familiares, amigos, militantes e simpatizantes desta agremiação politica lhe renderam veneração.

Depois o corpo seguiu para o Ministério da Justiça, onde foi lido a biografia do extinto na voz da Ministra da Família Coesão Social e Luta conta Pobreza Valentina Mendes Djaló.

O malogrado, de acordo com a ministra, desempenhou diversas funções e cargos a nível nacional e internacional nomeadamente, contribuiu na elaboração do Plano Nacional de luta contra desertificação.

 “Ansumane Mané foi Director de Gabinete de Estudos e Planificação da Organização para o Aproveitamento do Rio Gâmbia (OMVG) e contribuiu na elaboração de novas propostas tarifárias e não tarifárias e fiscais para a comercialização dos produtos agrícolas no seio da União Económica e Monetária Oeste Africana (UEMOA)”, enunciou Valentina Mendes Djaló que indicou ainda os cargos de Secretario de Estado das Pescas e do Plano, além de Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, os quais o falecido teria exercido.

 O porta-voz do PAIGC explicou que concluído os estudos superiores e após seu regresso ao pais, Ansumane Mané sempre manifestou-se preocupado com o desenvolvimento da Guiné-Bissau, pelo que realizou e participou em diversos trabalhos entre os quais no estudo sobre a harmonização de politica salarial nas empresas publicas e mistas em 1981.

 “Ansumane é um quadro extraordinário de capacidade técnica e de uma visão politica do desenvolvimento, facto que o levou a ocupar vários cargos nomeadamente os do Secretario do Conselho de Ministros encarregue dos Assuntos Económicos, da Comissão Nacional de Coordenação Económica e de Controlo de Estado, elogiou António Óscar Barbosa.

O Representante regional do BAD, Leila Mohadden, que falou em nome do Presidente desta instituição financeira continental lastimou a morte de Ansumane Mané e disse que a organização perdeu um quadro que sempre se empenhou em prol e ao serviço do seu país.

O combatente da liberdade da pátria, Carlos Correia, o actual Ministro da Agricultura e Alexandre Gomes, um amigo do falecido, lamentaram esta perda e foram unânimes em realçar as qualidades técnicas e humanas de Ansumane Mané, que nasceu em 14 de Abril de 1953.

Ansumane Mané, mestrado em Ciências Económicas e especialista em Planificação do Desenvolvimento, também evidenciou-se como futebolista e evoluiu no Benfica de Bissau e na selecção da Guiné-Bissau.

ANG/LPG/JAM

Sem comentários:

Enviar um comentário