terça-feira, 13 de setembro de 2011

Reforma Defesa e Segurança

PM inaugura esquadra de polícia modelo no Bairro militar

Bissau, ANG - O Primeiro-ministro inaugurou, esta segunda-feira no Bairro Militar em Bissau, a primeira Esquadra de Polícia Modelo na Guiné-Bissau.

(De Esq. para Dir) PM, Comissário Geral da POP e Joseph Mutaboba
Na ocasião, Carlos gomes Júnior afirmou que a concepção do exercício policial para o governo que dirige assenta na necessidade de preparação dos agentes para intervenção, mas também, dominação de matérias relativas aos direitos fundamentais, penal e processo penal e ainda participar na prestação de primeiros socorros aos cidadãos.

Gomes Júnior disse esperar que a referida esquadra venha a constituir um factor de segurança, não apenas para os populares de Bairro militar, como também para os residentes de toda a cidade de Bissau.

O chefe do executivo apelou aos responsáveis do ministério do Interior, aos agentes da polícia e a população deste bairro, no sentido de preservarem o património em causa e os seus equipamentos, e agradeceu ao Gabinete Integrado das Nações Unidas para a Consolidação da Paz na Guiné-Bissau (UNIOGBIS).

Por seu turno, o Representante Especial do UNIOGBIS assegurou que o projecto desta esquadra modelo se insere no fortalecimento e na ampliação das instituições democráticas e no estado de direito em todo o país, apoiando assim, os serviços de segurança pública na protecção de vidas e bens e na manutenção da ordem, paz e tranquilidade das populações do país.

Joseph Mutaboba garantiu a continuidade de apoios político, técnico e financeiro por parte das Nações Unidas à Guiné-Bissau, e informou que a referida esquadra constitui o primeiro de doze outros a serem construídas ao nível do país no quadro da reforma no sector da segurança.

Represent. UNIOGBIS plantando arvore frente a esquadra modelo
Em nome dos populares da zona, falou o Presidente da Associação de Moradores de Bairro Militar que manifestou a sua satisfação e lançou um desafio aos populares locais para que colaborem com as autoridades policiais, com vista a garantir a segurança no bairro que, outrora era tido como turbulento.

Por outro lado, Sabana Embalo, exortou ao governo a melhoria de condições da energia, das estradas e da água potável neste bairro, que segundo se diz é o mais populoso da capital.

Entretanto, a reportagem da ANG falou o Comandante desta esquadra, Pedro Braima Sanha que apelou a colaboração da população da zona e pediu ao governo a criação de condições materiais para o funcionamento normal daquela nova infra-estrutura.

A esquadra conta com oitenta e cinco agentes, que vão actuar na base do profissionalismo e no respeito aos padrões internacionais, através do chamado “policiamento de proximidade ou comunitário”.

ANG/QC   

Sem comentários:

Enviar um comentário