quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025

Educação/Ministro defende  construção de mais escolas para fazer face às demandas do crescimento populacional no país

Bissau, 12 Fev 25 (ANG) - O ministro da Educação Nacional, Ensino Superior e Investigação Científica defendeu , terça-feira, a necessidade de se construir mais escolas , para fazer face às demandas do crescimento populacional  que se verifica atualmente no país.

Herry Mané falava no âmbito da visita que efetuou conjuntamente com os parceiros do sector, nomeadamente, o Embaixador da Espanha, o representante do Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF) e do Programa Alimentar Mundial (PAM) à escola do Ensino Básico e  do Jardim Mássimo Acorti, da povoação de Cussana, no setor de Mansoa,  região de Oio.

“Existe um aumento demográfico em termos populacionais ou seja a população jovem atualmente corresponde à mais de 67 por cento, o que deve merecer muita atenção em termos da unidades do ensino”, reforçou o governante.

Por outro lado, Herry Mané apelou aos governantes para  acompanhem de perto as situações com que se deparam a população, em diferentes localidades, com  a finalidade de promover algo para o progresso e bem-estar do povo em geral.

O ministro da Educação Nacional disse que, felizmente, constatou que o ensino está a ter uma dinâmica no país e que as meninas correspondem à mais de 60 por cento dos estudantes.

“Por isso, apelo ainda aos pais e encarregados de educação à não atrapalhar o progresso académico das suas filhas, porque elas têm o direito de dar suas contribuições, futuramente, quer ao nível  familiar, bem como na  sociedade em geral, uma vez que são capazes de fazer algo para promover o progresso comum”, disse.

Questionado sobre o que pretende fazer no sentido de melhorar ainda mais as condições daquela escola, Herry Mané prometeu que não vai poupar os seus esforços junto dos parceiros para fazer com que as torneiras de água sejam aumentadas na escola porque existem apenas duas para os alunos do liceu, ciclo e escola primária e uma para crianças do ensino básico (jardim).

Por sua vez, o representante do Fundo das Nações Unidas para Infância ( UNICEF), Inoussa Kabore disse estar esperançado de que tudo pode evoluir no futuro.

 “Esta é a primeira visita que efetuamos à esta escola, mas com certeza voltaremos para acompanhar a situação. Vamos trabalhar com o Governo para melhorar a situação desta escola”, garantiu.

Acrescentou que, na realidade pretendem apoiar o Governo para pôr na prática o funcionamento do sistema educativo que vai beneficiar as crianças da Guiné-Bissau, em geral.

“Deve existir a higiene na escola. Por isso, a água e condições de casa de banho são importante para evitar com que as crianças contraem  doenças”, referiu.

Para o Embaixador da Espanha na Guiné-Bissau  a visita é muito importante para seu país, por isso a Espanha tem apoiado os sistemas de educação, saúde e segurança alimentar na Guiné-Bissau.

O responsável de parcerias do Programa Alimentar Mundial (PAM)  Hayoung Lee disse que o melhor investimento que um país deve  fazer é na   educação, porque, diz, “corresponde o futuro e progresso de uma Nação”.

Lee garantiu que vão continuar a acompanhar o Ministério da Educação nas ações que promovam melhor qualidade de ensino e apela ao Governo a investir mais no setor educativo.

A escola de Cussana visitada  tem 13 salas de aulas, três para a 1ª classe, quatro para a 2ª,cinco para a 3ª, quatro de 4ª, três de 5ª, quatro de 6ª, três de 7ª e duas salas de aula para a 8ª classe.

Tem igualmente duas turmas para ensino pré-escolar (Jardim), duas educadoras para trabalhar com 40 crianças, sendo 20 para cada turma e uma educadora para cada sala.

O total dos números de estudantes da escola de Cussana é de 1133 e houve desistência de duas pessoas, e a mesma unidade do ensino tem 34 professores.

A visita tem como objectivo inteirar da situação da escola de Cussana e que inclui os Centros da Educação Pré-escolar, Escolas e Centros de Nutrição na região de Oio.ANG/AALS/ÂC//SG


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