quinta-feira, 13 de fevereiro de 2025

EUA/Trump conversa com Putin e Zelensky para iniciar negociações de paz

Bissau, 13 Fev 25 (ANG) – O Presidente norte-americano partilhou os detalhes de uma conversa que teve com o seu homologo russo na plataforma Truth Social, antes de telefonar ao Presidente ucraniano.

A troca de palavras entre os líderes internacionais pode representar o início de uma nova fase nas negociações de paz para o conflito entre a Rússia e a Ucrânia, mas levanta questões sobre o futuro da Ucrânia e o papel dos Estados Unidos no processo.

O conflito entre a Rússia e a Ucrânia, que dura há quase três anos, pode entrar numa nova fase, depois de conversas entre os protagonistas do conflito e mediadores internacionais. O Presidente norte-americano usou a sua rede social Truth Social para revelar detalhes de uma conversa telefónica com Vladimir Putin. Donald Trump descreveu a conversa como “longa e produtiva”, os líderes concordam iniciar “imediatamente” negociações de paz sobre a guerra na Ucrânia.

Segundo Donald Trump, a conversa abordou vários temas, incluindo questões como o Médio Oriente, a energia e até a inteligência artificial, mas o ponto central foi a situação na Ucrânia. O Presidente dos EUA afirmou que os dois países comprometeram-se a trabalhar em conjunto para impedir mais mortes na região e que as conversações vão ser lideradas por membros da administração norte-americana, como o secretário de Estado Marco Rubio e o director da CIA John Ratcliffe. Trump também agradeceu a Putin pela libertação do professor Marc Fogel, detido na Rússia desde 2021, numa troca de prisioneiros entre os dois países.

Depois da conversa com Vladimir Putin, Donald Trump entrou em contacto com o Presidente ucraniano para o informar sobre os próximos passos. Volodymyr Zelensky mostrou-se optimista sobre as possibilidades de alcançar a paz, destacando a prontidão da Ucrânia para trabalhar com os Estados Unidos no desenvolvimento de novas tecnologias militares, incluindo drones. Contudo, o Presidente ucraniano foi claro ao afirmar que “ninguém quer a paz mais do que a Ucrânia” e que as negociações devem ser feitas com o país envolvido directamente, não apenas entre os Estados Unidos e a Rússia.

Este pode ser o primeiro passo do processo de paz na Ucrânia, mas as conversações entre Trump e Putin podem colocar a Ucrânia numa posição difícil. A proposta de uma troca de territórios, mencionada por Zelensky, tem sido rejeitada pela Rússia, que a considera “impossível”. ANG/RFI

 

Sem comentários:

Enviar um comentário