Ensino/Coordenador da RENAJI pede ao Governo criação de mais jardins infantis para receção de mais crianças
Bissau,
12 Fev 25 (ANG) - O Coordenador da Rede Nacional de Jardins de Infância
(RENAJI), apelou, terça-feira, ao
Governo a criação de mais jardins infantis
na Guiné-Bissau de modo à facilitar o acesso ao ensino pelas crianças
cujos pais têm poucos recursos financeiros.
A
visita tinha como objectivo se inteirar da situação de funcionamento da referida
infraestrutura, e realizou-se no âmbito de visitas do grupo aos Centros de Educação pré-escolar, Escolas e
Centros de Nutrição na Região de Oio.
“Atualmente,
na região de Oio, concretamente no setor de Mansoa, temos um centro de
desenvolvimento pré-escolar e já
desenvolvemos cinco projetos com o Fundo das Nações Unidas para Infância
(UNICEF). Ainda está em curso um projeto que se chama “raiz de mínimo”, contou
aquele responsável.
Indjai
sustentou que, nas regiões da Guiné-Bissau existem mais jardins comunitários, que deixam muitas crianças fora do aprendizado
pré-escolar devido a falta de meios financeiros dos pais e encarregados de
educação.
Quecuta
disse que os jardins públicos no país
funcionam na base de auto-gestão e que
isso dificulta o ingresso de quem não
tem meios para pagar as mensalidades.
“Na
realidade, muitos desconhecem a importância do ensino pré-escolar. Deve merecer
muita atenção devido as competências que
pode desenvolver no processo de aprendizagem de uma criança”, referiu o
Coordenador de RENAJI.
Na
capital Bissau existem poucos jardins públicos, os mais vulgares como Nelson
Mandela, Teresa Badinca, Nhima Sanhá, entre outros também funcionam na base de
auto-gestão.
O
UNICEF está a pilotar o currículo para
crianças de cinco anos, desenvolvido ao longo de dois anos com a Universidade
do Minho e a Fundação Calouste Gulbenkian , alinhado com o corrículo do ensino
básico. ANG/AALS/ÂC//SG
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