sexta-feira, 24 de junho de 2011

Forças Armadas


Senegal compromete a reabilitar aquartelamento da Marinha

Bissau, ANG - O chefe de Estado Maior General das Forças Armadas da Guiné-Bissau anunciou que Senegal vai brevemente disponibilizar 30 milhões de francos Cfa para obras de reabilitação do aquartelamento da Marinha.

Os CEMGFA do Senegal (Esq.) e da Guiné-Bissau (Dir)
António Injai que falava à comunicação social após um encontro de trabalho que manteve com o seu homólogo senegalês, General Abdulai Fall que terminou hoje uma visita de 24 horas ao país.

“Durante o encontro que mantive com o homólogo senegalês, abordamos questões relativas a cooperação no domínio militar, problemas de circulação de armas, tráfico de drogas bem como do controlo das nossas águas territoriais alvos de grandes acções de pirataria” explicou o CEMGFA da Guiné-Bissau.
.
António Injai afirmou ainda que as forças armadas dos dois países passarão a partir de agora a efectuar patrulhamento conjunto nas suas linhas fronteiriças, enquanto o país vizinho irá acolher um grupo de jovens militares guineenses para acções de formação.

Questionado sobre se o patrulhamento conjunto a ser levado a cabo pelas forças armadas dos dois países, tem a ver com as acções da rebelião em Cassamança, António Injai descartou tal hipótese.

“Isso não tem nada a ver com a rebelião. Os rebeldes actuam contra e no território do Senegal e a Guiné-Bissau não tem nada com isso. Mas, uma coisa é certa, se infiltraram dentro do nosso território vamos expulsá-los”, garantiu..

Abordado sobre se houve pedido do pais vizinho às autoridades nacionais no sentido de ajudar a combater os rebeldes de Cassamança, o CEMGFA respondeu negativamente e acrescentou que nunca admitirão os insurgentes a utilização do território guineense como base para perturbar o Senegal.

Sobre a situação em que se encontra o processo da reforma nas Forças Armadas, o CEMGFA declarou que tudo está no bom caminho e disse que as pessoas estão apenas a aguardar a conclusão do mesmo para poderem ir para a casa descansar.

Por sua vez, o chefe de Estado Maior General das Forças Armadas do Senegal afirmou que está de visita à Guiné-Bissau visando consolidar as excelentes relações da cooperação existente entre os dois países.

“Esta minha visita à Guiné-Bissau será alargado a todos os níveis das nossas forças armadas, nomeadamente ao nível dos comandantes das zonas militares, chefias dos três ramos; marinha, exército e a força aérea”, vincou Abdulai Fall.

Questionado sobre se discutiram os aspectos ligados com o combate a rebelião em Cassamance, Abdulai Fall informou que abordaram com António Injai todos os aspectos visando o melhoramento da estabilidade ao nível dos dois países e da sub-região.

Abdulai Fall em jeito do balanço qualificou a visita de extremamente positivo e anunciou que as Forças Armadas do Senegal irão apoiar a sua congénere guineense em todos os níveis..

“Durante a minha estadia na Guiné-Bissau discutimos os aspectos que tocam com os nossos problemas comuns bem como aspectos ligados com a consolidação da paz, segurança e estabilidade nos nossos países e da sub-região”, frisou o General Senegalês.

O CEMGFA do Senegal afirmou que passaram a pente fino aspectos que prendem com o melhoramento das relações entre os dois países com destaque para a formação, trocas de experiência, melhoramento de condições de vida nas casernas entre outros.

O ministro da Defesa Nacional e dos Combatentes da Liberdade da Pátria, presente na altura, disse que a estada do chefe de Estado Maior General das Forças Armadas do Senegal no país insere-se no âmbito de aprofundamento das relações entre as Forças Armadas dos dois países.

Aristides Ocante da Silva acrescentou que a visita se enquadra nos desafios que as duas Forças Armadas têm pela frente ao nível de manutenção da paz, do asseguramento de estabilidade política e na luta comum para fazer face a novas ameaças que surgem no contexto da globalização.

“Essa visita vem na sequência dos encontros regulares que tem tido os nossos responsáveis, quer políticos, quer operacionais da Forças Armadas durante os últimos anos”, explicou o governante.

Informou que, como é de conhecimento de todos que na semana passada, houve encontro em Bafatá entre os militares das zonas fronteiriças para fazer o ponto da situação sobre a gestão dos problemas que existem nas fronteiras e sobre a necessidade da cooperação nos domínios pertinentes para a modernização das respectivas forças armadas.

Durante a sua estadia no país, o CEMGFA do Senegal, visitou o Hospital Militar Sino Guineense, Aquartelamento da Força Aérea, Marinha e o Exército.
O chefe de Estado Maior General das Forças Armadas do Senegal foi recebido em audiência pelo Presidente da República, primeiro-ministro e o ministro da Defesa Nacional.
ANG/ÂC

1 comentário:

  1. Convido-vos a visitarem o meu blog e a divulgarem-no.

    http://binoculos-sobre-a-amura.blogspot.pt/

    Julgo ser uma mais valia para as FA da Guiné Bissau.

    A.Marvanejo

    http://binoculos-sobre-a-amura.blogspot.pt/

    ResponderEliminar