sexta-feira, 3 de junho de 2011

Governo/BM

Banco Mundial disponibiliza 2,24 milhões de dólares para energia e água
Bissau, ANG – O Governo da Guiné-Bissau através do Ministério da Economia, Plano e Integração Regional assinou com o Banco Mundial, no dia 2, um acordo de financiamento de 2,24 milhões de dólares para apoiar os sectores da Energia e Água do país.
O dinheiro destina-se a financiar o Projecto de Urgência para a Reabilitação dos sectores da Electricidade e Água, e este acordo vem na sequência de um outro rubricado entre as duas parte em Setembro de 2010 e avaliado em de 12.7 milhões de dólares e que o BM financiou para os referidos sectores.
Ao usar de palavra no acto, a Ministra da Economia, Plano e Integração regional garantiu que a verba vai permitir ao país reforçar a sua capacidade de produção energética e melhorar o sistema de abastecimento da água potável.
“O País registou melhorias significativas na distribuição da energia e água nos últimos tempos, tudo graças ao apoio recebido do Banco Mundial em Setembro de 2010” referiu a Helena Nosolini Embaló.
A Ministra acrescentando que a central eléctrica de Bissau registou certa melhoria, o que lhe permitiu aumentar a sua capacidade em termos de produção, enquanto que a rede de distribuição foi alargada para atender mais utentes. “Significa isso dizer que houve melhorias no sector”.
Helena Nosolini Embalo sublinhou que este apoio complementar vem justificar o reconhecimento dos parceiros e da comunidade internacional dos esforços que o executivo está a fazer para a melhoria de condições de vida das populações e o relançamento do país rumo ao desenvolvimento.
A produção de energia que abastece a cidade de Bissau situa-se neste momento por uma potência na ordem dos 5.5 Mega Watts, sendo que 2.5 são fornecidos pelos grupos alugados a Empresa MOTFORCE, enquanto que e os restantes são produzidos pelos geradores que o Banco Mundial forneceu.
Enquanto isso o representante do Banco Mundial para a Guiné-Bissau explicou que este acordo vem reforçar as acções do Executivo na resolução da problemática da energia no país.
“Temos conhecimento da melhoria no abastecimento de energia e água no país e ainda dos esforços na reabilitação e no alargamento da rede de distribuição”, reconheceu Mamadou Oury Diallo, que aconselhou as autoridades guineenses a fazerem ainda mais para continuar a merecer a confiança dos parceiros.
O funcionário do BM garantiu que a organização vai continuar atenta e vigilante para que haja uma gestão racional dos recursos postos a disposição do governo, para que os mesmos possam beneficiar a população guineense e assim angariar mais apoios.
ANG/AI     







Sem comentários:

Enviar um comentário