quarta-feira, 22 de junho de 2011

ONU


Organizações Internacionais reiteram compromisso de lutar contra droga na Africa Ocidedntal

Bissau, ANG - As Nações Unidas, a Organização Internacional da Polícia Criminal (INTERPOL), a Comunidade Económica dos Estados da África do Oeste (CEDEAO) bem como os ministros do Interior e da Justiça da Côte d’Ivoire, Guiné-Bissau, Libéria e Serra Leoa reiteraram segunda-feira, em Dakar, o seu compromisso em lutar conjuntamente contra os flagelos que são o tráfico de droga e o crime organizado na África Ocidental.

A sub-região é conhecida por ser uma via de tránsito do tráfico de droga proveniente da América Latina rumo à Europa bem como uma plataforma na contrafação de medicamentos, contrabando de cigarros e outros crimes que representam uma ameaça séria à paz e segurança para a sub-região e um obstáculo ao desenvolvimento.

O compromisso dos parceiros e das autoridades dos quarto países foi manifestado na sessão inaugural do Alto Comité político da Iniciativa da Costa Oeste-africana (WACI POLCOM), destinada a analisar este instrumento de acompanhamento do Plano de Acção regional da CEDEAO contra o tráfico ilícito, crime organizado e abuso das drogas na África Ocidental e que cobre quarto países piloto nomeadamente Côte d’Ivoire, Guiné-Bissau, Libéria e Serra Leoa.

O Ministro da Justiça da Guiné-Bissau, Mamadu Saliu Djalo Pires, e uma delegação do UNIOGBIS, encabeçada pelo Adjunto do Representante especial do Secretário-Geral, Gana Fofang participaram na reunião assim como representantes de alto nível do Gabinete de Apoio à Consolidação da Paz (PBSO), da União Africana (UA) e da União Europeia (UE).
 
O WACI POLCOM analisou os avanços e desafios da implementação do WACI nos países piloto e congratularam-se com os progressos realizados na implementação das Unidades contra o crime transnacional (TCU) na Serra Leoa, Libéria e Guiné-Bissau. Os participantes decidiram igualmente convidar a  Guiné Conacri a juntar-se à iniciativa como quinto país.
 
Os participantes congratularam-se igualmente com o compromisso das autoridades da CEDEAO em mobilizar os países oeste-africanos contra o crime organizado transnacional e sublinharam a necessidade de uma colaboração estreita com o WACI.

O POLCOM adoptou um conjunto de recomendações entre as quais a realização de uma conferência de doadores para alargar o apoio financeiro a nível internacional para materializar as actividades do WACI em apoio à implementação do Plano de Acção da CEDEAO.

ANG 

Sem comentários:

Enviar um comentário