quinta-feira, 16 de junho de 2011

ONU

Comité de pilotagem analisa Plano Prioritário de Consolidação da Paz para 2011-2013


Bissau, ANG – O comité nacional de pilotagem da Comissão de Consolidação da Paz, órgão composto por representantes de instituições e da sociedade civil guineenses e parceiros internacionais, analisou dia 15, o Plano Prioritário de Consolidação da Paz para 2011-2013 da Guiné-Bissau, a ser financiado pelo Fundo de Consolidação da Paz das Nações Unidas (PBF).
 
Em Fevereiro último, o PBF anunciou um segundo desembolso no valor de 16.8 milhões de dólares com base no Plano Prioritário submetido ao gabinete de apoio do PBF (PBSO) em Nova Iorque, em Dezembro de 2010.

O documento discutido na reunião de quarta-feira centra-se nos desafios de consolidação da paz, designadamente a Reforma do Sector de Defesa e Segurança (RSS), o processo de diálogo nacional e o emprego jovem, com base na revisão feita a nível nacional e nas recomendações do PBSO.

O Plano Prioritário de Consolidação da Paz será apresentado ao PBSO, em finais de Junho, em Nova Iorque, pelo Representante Especial do Secretário-Geral, Joseph Mutaboba, para que os fundos sejam disponibilizados à Guiné-Bissau.
A Guiné-Bissau é o terceiro país na agenda do PBF a beneficiar de uma segunda ajuda, sendo que o novo envelope é o triplo da primeira tranche recebida em 2008, no valor de seis milhões de dólares.

A referida verba foi investida no financiamento das eleições legislativas, a reabilitação de duas prisões e três casernas militares assim como no emprego e formação profissional de jovens.




O encontro de ontem foi co-presidido pelo ministro guineense dos Negócios Estrangeiros e o Representante Especial do Secretário-Geral e reuniu ainda os ministros da Justiça e Defesa, representantes de instituições estatais e da sociedade civil assim como diplomatas.

Sem comentários:

Enviar um comentário