quarta-feira, 1 de junho de 2011

Comunicação Social - Televisão

TGB: Sindicato acusa DG de má gestão do fundo doado pelo Japão
Bissau, ANG – O Sindicato de Base da Televisão da Guiné-Bissau (TGB) acusou dia 31, a direcção deste órgão de informação de “má gestão” dos 67 mil Euros doados pelo governo nipónico para a aquisição de câmaras, unidades de montagem e outros equipamentos.
Em conferencia de imprensa, O presidente do sindicato de base da TGB disse que a primeira remessa de materiais adquiridos com parte do referido dinheiro e que chegou à Televisão, eram de facto quatro câmaras de filmagem…mas já usadas!
“A Ministra da Presidência do Conselho de Ministros, da Comunicação Social e dos Assuntos Parlamentares, Adiato Djaló Nandigna foi enganada, porque na cerimonia de apresentação publica dos referidos equipamentos, a direcção entregou-lhe uma outra câmara oferecida a TGB num outro quadro”, afirmou Tegna na Fafé
 Este sindicalista acrescentou que a ministra ao dar conta do logro, teria voltado depois a TGB onde manifestou sua indignação, tendo exigido a reposição imediata daqueles materiais “tal e qual” consta na factura pró-forma aprovado pelo governo nipónico.
Após tal episódio, segundo Tegna na Fafe, a direcção da TGB agiu junto do fornecedor pedindo-lhe que trocasse os equipamentos, por se tratarem de câmaras amadores, ou seja, semi-profissionais.
 E foi na sequência disso que na semana passada se procedeu a entrega dos restantes materiais a TGB, mas mais uma vez, foram avaliados pelo director técnico do mesmo órgão, como de “piores” qualidades em relação aos outros.
“A capacidade destes materiais são muitíssimo inferior em relação a aquilo que os japoneses financiaram na factura pró-forma”, acusou o sindicalista que acrescentou que chegou o momento de se repensar seriamente a situação por que passa a televisão publica, porque ela, com mais de 20 anos de idade, não pode continuar a recuar, como tem feito ate aqui.
Tegna Na Fafé pediu a intervenção das autoridades para por cobro a alegada má gestão na TGB. “Mesmo que seja uma só câmara, queremos que ela seja nova e profissional, para pudermos elevar a qualidade de serviços que oferecemos aos telespectadores”.
O presidente do sindicato de base da TGB lamentou a existência neste momento de 8 câmaras amadoras na Televisão Nacional, as quais não servem para nada, e exortou as autoridades competentes a “tomarem medidas”.
Tegna na Fafé prometeu manter um encontro com ministra da comunicação social para em conjunto procurarem encontrar solução para este assunto. Mas, como fez questão de vincar, a ultima decisão vai caber aos trabalhadores, com os quais anunciou que vai também reunir para debaterem sobre o mesmo tema
A conferencia de imprensa, apesar de ter sido realizado nas instalações da TGB, não beneficiou de cobertura jornalística, pois a 2 minutos do seu inicio, o repórter designado para cobrir o evento teria recebido instruções do DG em sentido contrario, que justificou não ter dado autorização para a realização da mesma.
“Nós achamos que a Televisão é uma instituição pública, portanto, de todos os cidadãos. Mas é muito grave quando nós, trabalhadores deste órgão, somos impedidos de falar no nosso órgão, porque vamos denunciar algo que esta mal”, lamentou o sindicalista que de forma determinada disse que o sindicato não vai admitir que caso de género volte a acontecer.
ANG/CN/JAM   

 

Sem comentários:

Enviar um comentário