segunda-feira, 6 de junho de 2011

Saúde Ocular



o Dr. Meno na Bicassa observando uma paciente
  Saúde Ocular: Aumenta número de pacientes nos hospitais
Bissau, ANG – O fluxo de pessoas com problemas de saúde ocular junto ao Hospital Simão Mendes e demais hospitais, bem como aos centros oftalmológicos do país, demonstra que doenças a ela associadas estão a acrescer a cada dia que passa .
A constatação é do Director Nacional Oftalmológico da Guiné-Bissau, Meno na Bicassa.
Considerou que tal facto vem demonstrar que, afinal, as pessoas já ganharam a consciência sobre a importância de consultas regulares de vista.
“Na verdade o aumento tem a ver com a cultura da saúde ocular no país”, explicou este clínico  sublinhando que as pessoas agora estão mais conscientes sobre a importância da saúde ocular e optam-se precocemente por tratamento médico.
Na Bicassa lamentou entretanto que os serviços sanitários que lidam com casos oculares enfrentam grandes dificuldades, nomeadamente de ordem material.
 Para colmatar tais dificuldades matérias  disse depositar a sua confiança na Gâmbia, país com o qual existe uma cooperação neste domínio e que possui muita experiencia no domínio da saúde ocular.
 “Estamos esperançados de que em breve vamos ultrapassar estas dificuldades com apoio gambiano”.
Acaba de chegar à Bissau um grupo de técnicos  oftalmológicos formados na Republica vizinha da Gâmbia, que segundo na Bicassa foram instalados em quase todas as regiões do país, para atendimento das populações,
“Fizemos descentralizar os serviços de atendimentos de casos oftalmológicos para as regiões, através da colocação dos referidos técnicos formados na Gâmbia. Simão Mendes passa  a atender apenas casos mais complicados”, disse.
Meno na Bicassa elogiou a colaboração existente entre o  centro oftamologico, da Granja de Pessubé, pertencente a Missão Evangélica da Guiné-Bissau, e o Ministério da Saúde.
De acordo com este responsável, o “hospital de vista da granja”, como é vulgarmente conhecido o centro de Pessubé, tem trabalhado mais com pessoas carenciadas , a baixo custo.
Os serviços oftalmológicos possui três médicos, 33 técnicos, dentre os quais, nove cirurgiões de cataratas, cinco enfermeiros oftalmológicos, quinze enfermeiros comunitários e sete optometristas, que são os especialistas que ocupam da graduação ocular.

Sem comentários:

Enviar um comentário