quinta-feira, 16 de junho de 2011

Policias

MI Guineense Beneficia de Fardamentos e Equipamentos de Portugal

Embaixador de Portugal entregando materiais ao Ministro do Interior guineense
 Bissau, ANG – O Ministério do Interior (MI) guineense beneficiou da cooperação técnico portuguesa de um lote de fardamentos e equipamentos para agentes policiais, no âmbito do apoio de Portugal a Reforma no sector da Defesa e Segurança, em curso na Guiné-Bissau.
O acto de entrega teve lugar dia 15, e  foi feito pelo Embaixador Luso no país, António Ricoca Freire, e contou com a presença de um representante do Gabinete da ONU para a Consolidação de Paz na Guiné-Bissau (UNIOGBIS).
Na ocasião, o Ministro do interior, afirmou que o acto representa um marco importante nesta fase de implementação da cooperação bilateral com um parceiro privilegiado de desenvolvimento da Guiné-Bissau, que é Portugal.
Dinis Cabelol na Fantchamna adiantou ainda que a acção de formação dos efectivos do corpo policial fortaleceu os respectivos comandos, “ganho” esse que, segundo este responsável, autoriza o executivo guineense a projectar “com mais ousadia” acções futuras”.
“Ao menos se pudéssemos fornecer três uniformes completos para cada homem, sobretudo para os agentes da Policia de Ordem Pública (POP), experimentaríamos alguma sensação de certa tranquilidade interior e colectiva”, lamentou o Ministro do Interior.
Dinis na Fantchamna acrescentou que aquilo é de extrema importância para a dignificação dos que incorporam a autoridade do Estado na sua acção quotidiana, ainda que individualmente e garantiu tudo fazer para que as relações entre os dois países se estreitem cada vez mais e que o contingente formado nos serviços de migração e Fronteiras, na polícia de Ordem Pública, na guarda Fronteira, nos Bombeiros Humanitários e na segurança se apliquem, contribuindo para a modernização do sistema de segurança.
 O Oficial de Ligação do Ministério de Administração Interna de Portugal disse que este projecto esta inserida no quadro das prioridades da cooperação portuguesa, e lamentou que no ano passado esta doação não tenha sido possível ser feito por motivos variados.
José Luís Lopes Pereira disse que foram formados no ano passado cerca de quatrocentos elementos, um número significativo cujos efectivos estariam a integrar a guarda nacional, a protecção civil e os bombeiros do país.
De referir que as fardas e equipamentos estão orçados em quarenta mil Euros (cerca de dois milhões e seiscentos mil francos cfas) que é realmente um conjunto de equipamentos importante.
ANG/FESM







Sem comentários:

Enviar um comentário