segunda-feira, 28 de março de 2022

Cultura/PR  doa Instrumentos musicais à Orquestra  das Forças Armadas- “Nô Pintcha”

Bissau, 28 Mar 22 (ANG) - O Presidente da República doou, domingo,  instrumentos musiciais ao Nô Pintcha, Orquestrada das Forças Armadas, inativo há vários anos.

No acto de entrega, Umaro Sissoco Embaló disse esperar um bom uso dos materiais doados, de modo à resgatar um dos valores das Forças Armadas da Guiné-Bissau.

“Hoje podem ter a certeza de que têm melhor instrumento musical na Praça Pública. Porque isso foi comprado em Portugal e quem a escolheu é o músico guineense, Fernando Fafé, que entende muito bem dos equipamentos musicais”, garantiu o chefe de Estado guineense.

Sissoco Embaló recomendou a banda musical das Forças Armadas a realização de  digressões às  diferentes regiões do país, com atuações ao vivo, para fazer as pessoas sentirem, de novo, a presença da orquesta militar no país.

Satisfeito com a iniciativa, o  Chefe de Estado-maior General das Forças Armadas Biaguê Na Ntan prometeu fazer de tudo para que a Orquestra musical volte a ter o sucesso dos tempos idos.

“Hoje em dia, a Orquestra de Forças Armadas alcançou uma vitória bastante grande. Digo isso porque este material que o Presidente  doou servirá para levantar o “Nô Pintcha”, depois de ter parado por muito tempo. Podemos dizer que estava quase morto”, disse Biaguê Na Ntan.

O Chefe de Estado-maior General das Forças Armadas contou que o  nome da Orquestra Musical- o Nô Pintcha, surgiu através dos seus percursos na mata durante a luta de libertação nacional.

“Na mata quando estávamos cansados diziamos uns aos outros  “Nô Pintcha”,, palavra essa que nos servia de encorajamento para ir em frente. Por esse motivo, tenho fé e a certeza de que a Orquestra Musical “Nô Pintcha” vai resistir tal como registiamos na mata durante a luta de libertação da Guiné-Bissau”, garantiu.

Disse  que a recuperação da Orquestra Musical “Nô Pintcha” se enquadra na restruturação das Forças Armadas e que por isso, não  tem poupado  esforços para  que tudo volta a ser como nos anos anteriores, de muita animação no seio das forças armadas.ANG/AALS/ÂC//SG



Sem comentários:

Enviar um comentário