terça-feira, 22 de março de 2022

Mediação de conflitos/SWISSAID capacita membros da Rede de Mulheres Mediadoras em matéria da Lei da Terra e Gestão de Conflitos

Bissau,22 Mar 22(ANG) – A Rede das Mulheres Mediadoras(REMUME), em parceria com a Fundação Suiça para a Cooperação e Desenvolvimento(Swissaid), iniciou hoje uma acção de capacitação das suas associadas, em matéria de Gestão de Conflitos, no âmbito do projecto das Indústrias Extrativas nos cinco sítios de exploração mineira.

Ao presidir a cerimónia de abertura do seminário, o coordenador da Swissaid, Alfredo Handem disse tratar-se de uma partilha de  informações e conhecimentos, de forma a melhorar, cada vez mais, a capacidade de intervenção na  gestão de conflitos.

“Fiquei satisfeito ao ver na sala, a presença de membros de Remume que estão nas localidades onde se vivem  conflitos com maior intensidade e elas, mais do que ninguém, precisam de se apetrechar  de conhecimentos e noções básicos, que necessitam de dominar melhor, no que toca a gestão de conflitos”, disse.

Alfredo Handem sustentou que, se se olhar pelo o que está a passar no mundo, vai se chegar a conclusão de que precisa-se, cada vez mais, da paz.

“Temos que ter a noção do conceito de paz, tanto negativo, como paz positivo, porque a paz não é apenas quando não se sente os tiros de armas, É uma realização plena das necessidades intrínsecas que as pessoas têm, de forma a conhecer os valores que as pessoas partilham numa sociedade, de forma a reforçar as suas coesões”, explicou.

Acrecentou  que esses valores permitem as passoas conhecerem as formas de posicionarem e intervirem perante um conflito, ou seja “fazer uma boa análise do conflito, como surgiu, evoluiu, seus processos” entre outros aspetos.

“O papel da Remume é de ajudar a pagar o fogo, antecipar e conhecer os problemas de forma a dar a sua contribuição na redimição dos conflitos, de forma durável, na base de entendimento e consensos”, salientou o coordenador da Swissaid.

Segundo a  Presidente da Rede das Mulheres Mediadoras(Remume), Maria Conceição Ferreira Fernandes, a formação, com a duração de dois dias, vai capacitar as  associadas da organização, em matéria de gestão, prevenção, mediação e resolução de conflitos.

O seminário realiza-se no âmbito do projecto de indústria extrativa, e a Remume   tem estado a trabalhar com apoio de Swissaid nas regiões onde decorrem trabalhos de extração mineira.

“É de conhecimento de todos que em todas as localidades onde decorrem a extração mineira, existem sempre conflitos de interesses, por isso a Remume enquanto organização vocacionada para a paz social, está a capacitar as suas associadas no dominio de mediação de conflitos”, disse.

Aquela responsável afirmou que necessitam de conhecer as leis existentes de forma a ajudar as populações na resolução dos conflitos.

As participantes no seminário serão facultadas com conhecimentos relacionados as técnicas de mediação e gestão  de conflitos bem como a Lei da Terra.ANG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário