quinta-feira, 24 de março de 2022

Juventude/Ministro convida  jovens a se renunciarem ao  divisionismo e oportunismo que têm reinado na sociedade  africana

Bissau, 24 Mar 22(ANG) – O ministro da Cultura, Juventude  e Desportos  convidou esta quinta-feira aos   jovens a renunciarem-se do  divisionismo e oportunismo que tem reinado na sociedade  africana, em particular na Guiné-Bissau.

Augusto Gomes  falava na cerimónia de abertura da primeira Cimeira Internacional  dos Jovens com as Embaixadas (CIJE), sob lema” Mobilidade inter-geracional no século XXI, a nossa história, o nosso direito, a nossa comunidade e a luz da cooperação win-win” .

“ Temos que ser a juventude que ataca o dia de manhã e ao final da tarde possa voltar para trás e encontrar um resultado positivo na sua jornada, aí sim, estarão a fazer grandes mudanças desde vossas famílias, escolas, das instituições,  sociedade e país,”, disse.

Augusto Gomes realçou  que a  juventude constitui a populaçáo maioritária particularmente em África..

Frisou que a juventude sabe  que as políticas públicas não vão  a seu favor, mas  diz que mesmo assim tem condições primárias para mudar esse paradigma, a partir de um exercício democrático e consciente, para  suscitar  mudanças, no seio de toda a massa populacional de cada país e do continente africano em geral.

 acrescentando que esta é uma oportunidade soberana de agir para  mudá-los.

Gomes reiterou a vontade política do Chefe de Estado e do executivo guineense de trabalhar com jovens, para que, doravante tenham uma mudança de paradigma no processo da governação e assumirem o papel central.

Aconselhou a juventude a trabalhar na perspetiva de unidade e  intercâmbio para reforçar e estar em condições de fazer face aos  desafios com que  a sociedade guineense,  África e o mundo se  confrontam.

A embaixadora da União Europeia(UE) na Guiné-Bissau enalteceu   a iniciativa da Coligação da  Juventude do PALOP e encorajou a participação dos jovens na política, actividade económica e social e diz que  constitui o verdadeiro motor de mudança nas sociedades em África e na Europa.

Sónia Neto disse ser muito importante aproveitar esta oportunidade para se compartilhar conhecimentos e expertências sobre como se poderá investir na ciência,  saúde,  educação,  segurança,  igualdade, justiça e  na defesa dos direitos humanos.

Aquela diplomata revelou que a   nível global, a UE elaborou uma estratégia para a juventude e deseja que ps jovens desenvolvam e participem ativamente na construção da democracia e na luta pela paz.

A Cimeira Internacional dos Jovens com as Embaixadas é organizada pela  Coligação da Juventude dos Países Africanos da Língua Oficial Portuguesa(PALOP), (CJP)  e a Coordenação  Nacional da Juventude para Guiné-Bissau.

A Coligação é uma plataforma juvenil da lusofonia africana  que integra associações e pessoas singulares.ANG/JD/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário