segunda-feira, 21 de março de 2022

Política/PAIGC manifesta solidariedade para com vítimas da repressão policial de Sábado

Bissau,21 Mar 22(ANG) – A Comissão Nacional Preparatória do X Congresso do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde(PAIGC), manifestou a sua total solidariedade para com as vítimas da repressão policial que diz ser “atentados contra os direitos fundamentais do partido e dos seus militantes e simpatizantes, brutalmente espancados e feridos”, na sua sede no passado dia 19 do corrente mês.

Em comunicado enviado a ANG, a Comissão Nacional Preparatória do X Congresso do PAIGC denunciou ainda o rapto e agressão “brutal”, do delagado ao X Congresso e 1º Secretário da JAAC da região de Gabú, Abdulai Seidi, acompanhado de furto do seu telemóvel e carteira contendo documentos e valores monetários, perpetrado por elementos da Presidência da República, já depois de ter abandonado o recinto da sede e dirigindo-se a sua casa.

Na nota, denunciaram igualmente o rapto e espancamento “brutal” do delegado ao X Congresso, o advogado e activista Sana Canté, arrastado em plena via pública por forças associadas a Presidência da República e ao Ministério do Interior, momentos após a sua chegada ao país, proveniente de Portugal, provocando-lhe danos físicos e morais graves e de seguida abandonando-o em lugar incerto.

De acordo com o comunicado, a Comissão Nacional Preparatória do X Congresso do PAIGC, decidiu suspender os trabalhos de conclusão do X Congesso, cuja retoma pode ser anunciada a qualquer momento.

Instruiu as estruturas nacionais, regionais e locais do partido a darem continuidade aos trabalhos de apreciação da revisão pontual dos estatutos e outros agendados para o X Congresso, aguardando serenamente pelas orientações que serão dadas oportunamente.

A Polícia de Intervenção Rápida, esteve na sexta-feira na sede do PAIGC, disparou granadas de gás lacrimogénio e obrigou os militantes a abandonarem a reunião do Comité Central que preparava a abertura do X Congresso do partido.

Vários militantes do partido sofreram ferimentos em resultados de espancamentos das forças da ordem.ANG/ÂC//SG

 

Sem comentários:

Enviar um comentário