Legislativas antecipadas/PR afirma que vai nomear qualquer pessoa indigitada pela coligação PAI-Terra Ranka
Bissau, 09 Jun 23 (ANG) - O Presidente da República afirmou , quinta-feira, que vai nomear e coabitar com qualquer pessoa indigitada pela coligação Plataforma de Aliança Inclusiva (PAI- Terra Ranka como primeiro-ministro.
Umaro Sissoco Embaló fez esta afirmação em mensagem a nação através da qual felicitou a coligação PAI-Terra Ranka pela vitória eleitoral e agradeceu à todos os que apoiaram o governo da Guiné-Bissau para que a eleição seja uma realidade.
Embaló convidou à todos para trabalharem juntos em prol da paz, estabilidade e desenvolvimento económico e o bem-estar do povo e país.
Sublinhou que na política não existe inimigo permanente “eu e o Domingos Simões Pereira somos adversários”.
Advertiu aos partidos políticos sancionados pelo povo na urna de que devem saber fazer a oposição e refletir, deixando a coligação PAI -Terra Ranka provar ao povo o seu programa de governação.
“Aconselho à coligação vencedora das eleições para se abdicar da engenheria de alianças porque comprará problemas na sua própria casa”, disse acrescentando que não se trata de um governo da unidade nacional, mas sim, de uma legislatura ganha com uma maioria.
Sissoco Embaló avisou ainda que se alguém pensar que ele servirá de “cortina” para guerrear com o governo que descarte essa possibilidade.
Resultados provisórios das legislativas antecipadas do dia 04 de Junho publicados quinta-feira pela Comissão Nacional de Eleições deram uma maioria absoluta de 54 mandatos a coligação PAI –Terra Ranka, liderada por Domingos Simões Pereira e que integra cinco partidos políticos, inclusive o PAIGC.
Em
comunicações anteriores, o Presidente da República, com alegações de que ambos
estão à contas com a justiça guineense, havia declarado que não nomearia, nem
Domingos Simões Pereira nem o vice-presidente do PAIGC, Geraldo Martins, caso
fossem indigitados para funções ministeriais pela Coligação.
ANG/JD//SG
Sem comentários:
Enviar um comentário