Justiça/Julgamento de cinco latino-americanos suspeitos de tráfico de drogas suspenso em Bissau
Bissau,03 Dez 24(ANG) – O julgamento dos cinco cidadãos latino-americanos detidos, em Bissau, em Setembro passado, a bordo de uma aeronave com 2,6 quilogramas de cocaína, iniciado segunda feira foi suspenso no início da noite do mesmo dia para ser retomado na quinta-feira.
De acordo com a rádio Capital FM(CFM), a sessão deverá ser retomada na próxima quinta-feira com a audição das testemunhas.Os advogados dos réus não quiseram prestar declarações à imprensa, apesar da insistência dos jornalistas.
O julgamento que arrancou , segunda-feira, decorreu durante cerca de nove horas, com algumas interrupções pelo meio. Momentos após o início da sessão, houve corte da energia elétrica no salão das audiências, uma situação que obrigou a interrupção da sessão, que, no entanto, foi retomada meia hora depois.
Após a retoma, os advogados dos suspeitos apresentaram um requerimento de suspensão da medida de coação, a prisão preventiva, aplicada pelo Ministério Público contra os suspeitos. O requerimento foi, entretanto, indeferido pelo coletivo de três juízes do Tribunal, que dirige o julgamento.
Algumas rádios de Bissau reportaram que um dos réus disse no tribunal que o avião saiu do México e não na Venezuela, com destino ao Mali, mas que veio parar em Bissau por falta de combustível.
A aeronave de cocaína aterrou em Bissau em 07 de Setembro passado e tinha a bordo dois cidadãos mexicanos, um colombiano, um cidadão do Equador e um brasileiro. São esses cinco suspeitos que se sentaram esta segunda-feira no banco dos réus, para responder às perguntas do coletivo de juízes que conduz o processo.
A apreensão de 2,6 toneladas de cocaína em setembro é ainda a maior da história da Guiné-Bissau, ocorrida no âmbito da operação denominada “LANDING”, que segundo a Polícia Judiciária guineense, contou com a colaboração de agências internacionais de combate ao narcotráfico, como a DEA e o Centro de Análise e Operações Marítimas – Narcóticos.
A rua
que dá acesso ao local de julgamento e as imediações do Tribunal Regional de
Bissau estavam a ser guardadas por um forte dispositivo de segurança, com
homens armados.ANG/CFM
Sem comentários:
Enviar um comentário