terça-feira, 29 de abril de 2025

Cultura/UE em parceria com outras instituições realiza “Festa da Juventude” nas áreas de gastronomia, cinema e música

Bissau, 29 Abr 25(ANG) –A União Europeia (UE) em parceria com outras instituições nomeadamente, embaixada de Espanha, França e Portugal, o Centro Cultural Franco-Bissau-Guineense e o Centro Cultural Português vão realizar a  “Festa da Juventude”, nas áreas da gastronomia, cinema e música entre os dias 2 e 4 maio, na Rotunda da Baiana, em Bissau, com entrada livre.

A iniciativa foi tornada pública em  comunicado à imprensa, enviado  hoje à ANG, através do qual a UE reafirma o compromisso com a juventude Bissau-guineense e com o aprofundamento de uma parceria sólida, inclusiva e orientada para o futuro.

“A festa terá gastronomia, cinema, música, além da arte e o talento local, sobem ao palco para mostrar que a juventude guineense tem  muito para dizer e oferecer. É um espaço de celebração, criatividade e participação, onde as vozes dos jovens se fazem ouvir, onde a cultura ganha vida e onde se constroem pontes sólidas entre a Guiné-Bissau e o mundo", refere o comunicado.

A “Festa da Juventude” insere-se  nas comemorações  do Dia da Europa, 19 de Maio, marco do início do projeto de integração europeia que trouxe paz, e prosperidade ao continente.

O evento  popular com música, cultura e empreendedorismo, será coordenado pelo Centro Cultural Franco-Bissau-Guineense, com apoio do Ministério da Cultura, Juventude e Desportos, Câmara Municipal de Bissau e da Empresa de Electricidade e Águas da Guiné-Bissau(EAGB).

“O  evento celebra a diversidade cultural  e a vitalidade da juventude com programação de concerto de artistas de  todas as  gerações, cantores, MCs, DJs, grupos de dança contemporânea e de mandjuandade, num palco à pluralidade cultural e humor”, lê-se no comunicado.

Durante os três dias será apresentada a Feira de Produtos locais, com destaque para produtos apoiados por projeto de UE, barracas de gastronomia, organizadas por mulheres empreendedoras promovendo o empoderamento feminino e a economia solitária.

Prevê-se a presença da  Embaixadora Rita Laranja e Diretora Executiva África do Serviço Europeu para a Ação Externa(SAAE).ANG/JD/ÂC//SG

 

Sem comentários:

Enviar um comentário