quinta-feira, 24 de dezembro de 2020

Covid-19/África com mais 628 mortos e 25.936 infectados nas últimas 24 horas

Bissau, 24 Dez 20 (ANG) – África registou mais 628 mortes devido à covid-19, para um total de 60.882 óbitos, e 25.936 novos casos nas últimas 24 horas, um dos valores mais elevados desde o início da pandemia, segundo dados oficiais.

De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), o continente africano regista agora 2.570.886 infetados e o número de recuperados nas últimas 24 horas foi de 12.604 para um total de 2.157.742.

A África Austral é, entre as cinco regiões africanas, a mais afetada, com 1.071.114 casos e atingiu 27.526 mortes. Nesta região, a África do Sul, o país mais atingido pela covid-19 no continente, contabiliza hoje um total de 954.258 infecções e de 25.657 mortes.

O Norte de África é a segunda zona mais afetada pela pandemia, com 882.056 casos de infecção e 22.959 vítimas mortais.

A África Oriental regista 313.874 infeções e 5.845 mortos, na África Ocidental o número de infecções é de 232.389 e o de mortes registadas ascende às 3.105, enquanto a África Central regista 71.453 casos e 1.447 óbitos.

O Egipto, que é o segundo país africano com mais vítimas mortais, a seguir à África do Sul, regista 7.209 mortos e 127.972 infetados, seguindo-se Marrocos, com 7.086 vítimas mortais e 423.214 infetados, valor mais de três vezes superior ao do Egipto.

Entre os seis países mais afectados estão também a Tunísia, com 4.275 mortes e 125 mil infectados, a Argélia, com 2.696 óbitos e 96.549 casos, a Etiópia, com 1.870 vítimas mortais e 120.989 infecções, e o Quénia, com 1.648 óbitos e 95.195 infectados.

Em relação aos países de língua oficial portuguesa, Angola regista 394 óbitos e 16.931 casos, seguindo-se Moçambique (153 mortos e 17.956 casos), Cabo Verde (112 mortos e 11.669 casos), Guiné Equatorial (85 mortos e 5.236 casos), Guiné-Bissau (45 mortos e 2.446 casos) e São Tomé e Príncipe (17 mortos e 1.009 casos).

O primeiro caso de covid-19 em África surgiu no Egito, em 14 de fevereiro, e a Nigéria foi o primeiro país da África subsariana a registar casos de infeção, em 28 de Fevereiro.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.718.209 mortos resultantes de mais de 77,9 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de Dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

ANG/Inforpress/Lusa

 

 

Presente de Natal/Esposa do primeiro-ministro oferece lanche e brinquedos à crianças da pediatria de Simão Mendes

Bissau, 24 Dez 20 (ANG) - A esposa do Primeiro-ministro  ofereceu quarta-feira
lanche e brinquedos às crianças internadas na Pediatria do Hospital Nacional Simão Mendes, no âmbito da quadra festiva de Natal.

Em declarações aos jornalistas, Joelma Cubala disse que o gesto foi feito em nome do primeiro-ministro e da sua família para alegrar corações  das crianças que estão internadas no hospital neste momento.

"Desejamos rápidas melhoras e recuperação à elas Apesar de ser um Natal diferente das outras achamos que temos que fazer um gesto para alegrar estas crianças que são nossos filhos. O meu desejo é de ver cada mãe contribuir para continuar a dar força e alegria aos seus filhos”, disse Joelma Cubala.

A ministra da Mulher, Família e Solidariedade Social, Maria da Conceição Évora  louvou o gesto que considera de um “espírito solidário” por parte do primeiro-ministro e sua esposa para levar  sorriso ao rosto  das crianças internadas na Pediatria do Hospital Simão Mendes em busca da recuperação.

Conceição Évora realçou que a esposa do chefe do executivo escolheu estas crianças porque sabe que neste momento difícil da quadra natalícia  todas as crianças gostariam de estar no quintal da sua casa a correr com seus colegas.

“Infelizmente outras estão internadas no hospital sem poder brincar com colegas”, lamentou.

"Sabemos que este contexto da pandemia da covid-19 que assolou  a economia de todas as famílias, muitos pais não vão ter possibilidades de comprar aquelas bonecas e carros de brinquedos para dar  aos seus filhos, pelo que, se há alguém a pensar nisso, temos que dizer muito obrigada pelo  gesto”, salientou Conceição Évora.

A ministra da Mulher desejou rápidas melhoras às crianças internadas na Pediatria e apelou às mães no sentido de não menosprezarem a doença de Covid-19, porque são elas que podem proteger os seus filhos. ANG/MI/ÂC//SG       

                

quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

 Prevenção contra coronavirus

No plano individual deve-se  manter o distanciamento físico, usar  uma máscara,  lavar as mãos  regularmente e tossir fora do alcance  dos outros. Façam  tudo isso!

A nossa mensagem às populações e aos governos é clara.Façam tudo isso!"

                                        ( Tedros Adhanom Ghebreyesus - DG da OMS)

Aviação civil/ Diretor-geral da ASECNA reafirma necessidade da reabilitação da pista do aeroporto Osvaldo Vieira  

Bissau, 23 Dez 20(ANG)  -  O Diretor-geral da Agência para Segurança da Navegação Aérea na África e Madagáscar (ASECNA) reafirmou hoje a necessidade de reabilitação da pista do aeroporto Osvaldo Vieira, ao alto nível, frisando que a última foi nos anos 80 .

Ismael Midana Cassamá Lopes Infundaque que falava aos jornalistas depois de encontro com o Chefe de Estado,   lembrou que a pista do Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira tem  mais de meio século e foi reabilitada só uma vez.

Disse que, com os aviões modernos, a referida pista  sofreu  degradações, tendo acrescentado que,  o governo juntamente com  Agência Reguladora de Aviação Civil está a envidar esforços para fazer a sua manutenção ao alto nível.

Infundaque reiterou contudo que a mesma dispõe de condições para aterragem e decolagem de aviões.

Questionado sobre as residências construídas nos arredores do aeroporto que deviam ser demolidas, respondeu que o aeroporto deve situar numa zona distante de habitações, mas que, na medida em que a população aumenta,  os ocupantes tradicionais resolveram construir casas nos seus terrenos, e  que estas construções constituem   obstáculos  que podem causar acidentes.

“Apesar da ASECNA ser gestor da infraestruturas
aeroportuárias,   a demolição ou indemnização aos proprietários das referidas obras compete ao Estado da Guiné-Bissau..

A Guiné-Bissau aderiu a  ASECNA comunitário  desde 2006 e logo em 2012 aderiu o artigo 10 da Convenção que trata da gestão de aeroportos e  suas estruturas.ANG/JD/ÂC//SG

 

Condecoração ao CEMGFA/Presidente da República afirma que vão ser levantadas sanções impostas pela ONU aos militares guineenses

Bissau, 23 dez 20 (ANG) – O Presidente da República afirmou que as sanções impostas pelas Nações Unidas aos militares guineenses vão ser levantadas porque está a negociar com a organização nesse sentido.

Biaguê Na Ntan
Umaro Sissoco Embaló que falava esta quarta-feira na cerimónia de condecoração do Chefe de Estado Maior General das Forças Armadas (CEMGFA), Biaguê Nan Tam com a Medalha Amílcar Cabral, à mais alta distinção da Guiné-Bissau,

Sissoco Embaló informou que, no próximo ano a República Popular da China vai construir de raiz dois Ministérios, nomeadamente o da Defesa Nacional e do Interior, adiantando que o Ministério do Interior vai começar a confecionar as fardas.

“50 anos estamos a pedir os fardamentos. Quando fui a Mauritânia me informaram que são eles mesmos que confecionam as suas fardas e só importam os tecidos. Eu lhes disse que já iniciamos o confecionamento das fardas para as nossas Forças Armadas e brevemente  vai ser alargado para o Ministério de Interior”, salientou Sissoco.

O Chefe do Estado afirmou que os Ministérios com mais quadros no país são o do Interior e o da Defesa Nacional, frisando que, se foram traduzidos no civil todos vão ser chamados de doutores, apelando os militares a negarem a cultura de intriga imposta contra eles.   

Umaro Sissoco Embaló disse ainda que foi informado pelas Nações Unidas de que as Forças Armadas guineense vão ter a possibilidade de retomar as missões de manutenção da paz nos outros países.

“Em todas as missões de manutenções de paz que a Guiné-Bissau já foi, os seus militares eram muito exemplares, desde aquelas Forças que foram para o Tchad no quadro da Organização da União Africana (OUA), em Angola, Moçambique, Ruanda, Libéria e outros países”, disse Embaló.

Disse que é chegada a hora dos guineenses parar de matar uns ao outros, considerando que a condecoração não é só do CEMGFA como também da Forças Armadas. 

Embaló sublinhou que, militar que tem o seu compromisso deve tirar a farda e fazer a política, acrescentando que os militares não são assassinos e nem traficantes como muitos pensavam.

Por sua vez, o Chefe de Estado General das Forças Armadas, Biaguê Nan Tam garantiu que a Forças Armadas vão continuar a garantir a paz e estabilidade no país.

Sustentou que a tarefa fundamental das Forças Armadas é de assegurar e garantir a estabilização total do país até que encontre o desenvolvimento.

Nan Tam agradeceu ao Presidente, Umaro Sissoco Embaló e ao governo por ter lhe escolhido para a condecoração com a medalha mais alta da Nação guineense, acrescentando que a medalha ora recebida não é só para ele como também para todas as Forças Armadas e aos paramilitares guineenses.

“Esta condecoração não fica só para a minha parte mas sim para para todos os militares e paramilitares que juntamos num caminho na procura de paz e estabilidade na Guiné-Bissau”, frisou.

O ato contou com a presença dos ministros da Defesa e do Interior e alguns responsáveis das diferentes ramos das Forças Armadas.

O agraciamento do Chefe do Estado Maior General das Forças Armadas Biaguê Nan Tam consta nos termos da alinea X do artigo 68 da Constituição da República. ANG/DMG/ÂC

Quadra festiva/Banco Alimentar da Guiné-Bissau procede distribuição de gêneros alimentícios aos idosos e pessoas com deficiência

Bissau, 23 Dez (ANG) – O Banco Alimentar da Guiné-Bissau procedeu hoje em Bissau, distribuição de bens alimentícios aos idosos e pessoas com deficiência no âmbito da quadra festiva de Natal e novo ano.

Na abertura da cerimónia, a Primeira Dama, Dinísia Embalo, em breves palavras enalteceu a iniciativa de Banco Alimentar, e encorajou à continuar com  esta ação do gênero, frisando que pode contar com o seu apoio para assistir os mais necessitados, nomeadamente, idosos, mulheres, crianças e pessoas com deficiência.

E por último, a Primeira Dama desejou um feliz natal à todos os beneficiários e um bom proveito dos produtos recebidos.

Por sua vez, a Presidente de Banco Alimentar, Maria Chiade, disse que a sua instituição vai continuar com esta ação para as pessoas mais necessitadas.

Ainda realçou o apoio das instituições que contribuíram fortemente para que estas ações sejam concretizadas, e de acordo com ela, se não fosse os parceiros este gesto não ia concretizar em especial, agradeceu o seu principal parceiro a empresa Ancai Story, pelo patrocínio.

Se o Banco Alimentar existe, é porque existem parceiros que tem apoiado incansavelmente o projeto de acabar com a fome.

Chiade ainda ressaltou que esta ação de distribuição de produtos não é de hoje, frisando que já foi feita nos anos anteriores e inclusive três vezes neste ano, para atenuar os impactos do Covid-19 nas pessoas mais vulneráveis.

À margem do ato, Aladje Djibiril Djalo, um dos beneficiários, disse estar satisfeito com esse donativo e agradeceu os promotores dessa iniciativa, e também sugeriu que seja aumentado para que possa atingir todos os necessitados.

Na mesma ocasião, Benjamina Gomes agradeceu igualmente o gesto, e exortou promotores dessa iniciativa para continuar com esse apoio as pessoas mais carenciadas e alargar esse projeto para as regiões.ANG/CP/ÂC

 

 

 

Quadra festiva/Crianças internadas em hospitais e de orfanatos  beneficiam de presentes de Natal  da primeira-dama

Bissau, 23 Dez 20 (ANG) – As crianças internadas em diferentes hospitais e  de orfanatos do país beneficiaram  terça-feira de presentes de Natal, doados pela  Primeira-dama, Dinísia Reis Embaló.

Durante o percurso da segunda vaga de entrega de presentes à crianças de diferentes centros de acolhimento  a Primeira-dama  agradeceu aos profissionais das diferentes instituições que visitou  pelo apoio e atenção prestado às crianças menos favorecidas.

A Primeira-dama ainda  louvou a cada um dos profissionais de saúde e técnicos auxiliares de todas as instituições pelo o que têm feito na luta contra a pandemia de Covid-19.

“Nesta primeira quadra natalícia que celebro convosco como Primeira-dama da Guiné-Bissau não podia deixar de me juntar a nossa grande família guineense, e reafirmar o meu compromisso de continuar a acompanhar aqueles que necessitam”, sustentou Dinísia Embaló.

Acrescentou que, durante uma semana, ela e a sua equipa fizeram “pequenos gestos” nas diferentes instituições a nível nacional, nomeadamente em  algumas regiões e ilhas do país, com a distribuição de presentes de forma a chegar ao maior número de crianças guineenses. Disse  que o referido gestos  enquadra no espirito nacional que é “ajudar o próximo”.

Para a Secretária de estado da Gestão Hospitalar, Cornélia Man, a acção da Primeira-dama demostra o espirito de uma mãe que não vê somente para os seus filhos mas que também preocupa com as dificuldades que outros atravessam.

A Secretaria de Estado de Gestão Hospitalar apelou a camada juvenil para respeitar as orientações dadas pelos técnicos de saúde de lavar as mãos com água e sabão ou com  lixívia, uso obrigatório de máscaras, e manter o distanciamento social.

Os Directores e os responsáveis de diferentes hospitais e orfanatos de acolhimentos de crianças doentes e carenciadas  manifestaram as suas satisfações   com a iniciativa da Primeira-dama, apelando  que venham mais apoios , para colmatar as  dificuldades que enfrentam.

Beneficiaram
da iniciativa da Primeira-dama  crianças do  Hospital Nacional Simão Mendes, Hospital Militar, da Aldeia SOS, do Lar Betel, Lar Ninho de Crianças, Orfanato Noma, Lar São Francisco de Assis, e da Escola Evangelica Ebinezer, de Cuntum Madina. ANG/LLA//SG        

Política/ Juventude do PRS condecora seu antigo líder Koumba  Yalá com certificado de “Reconhecimento de  Honra”

Bissau, 23 Dez 20 (ANG) – A juventude do Partido da Renovação Social(PRS) do Sector Autónomo de Bissau atribuiu  terça-feira , à  título póstumo, um  certificado de “Reconhecimento de Honra” ao ex-Presidente da República e co-fundador do partido, Koumba Yalá Cobde Nhanca.

Na mesma ocasião, o braço juvenil do PRS atribuiu “Certificado de Mérito” ao ex-primeiro-ministro, Faustino Imbali e ao actual Conselheiro do Presidente da República para Assuntos políticos, Fernando Delfim da Silva.

  O reconhecimento ao Koumba Yalá foi recebido pela viúva Elizabete Yalá, em cerimónias  realizadas no âmbito da primeira gala da Juventude dos renovadores, sob o lema “Nós Temos que Levantar”.

Manuel Rodrigues, falecido director e fundador da Bengala Branca, uma escola de cegos foi outro distinguido com “Certificado  de Mérito”, segundo os organizadores, devido os trabalhos feitos para a “consciencialização, promoção  e defesa dos direitos humanos na Guiné-Bissau”.

Ao presidir a cerimónia de abertura da Primeira edição da Gala da Juventude do PRS, o actual líder do partido, Alberto M´bunhe Nambeia se congratulou com a iniciativa dos jovens  pela distinção daquele que foi a força motriz e dinamizadora do Partido, e que diz ser  um “homem humilde” que muito cedo abraçou os desafios de  contribuir para a mudança do panorama político e social da Guiné-Bissau.

Nambeia referia-se ao Koumba Yalá e disse  que seu desaparecimento físico  deixou um grande vazio no partido, mas que os seus ensinamentos continuam a ser a linha orientadora do partido, tanto no campo politico como  social.

Mudando de assunto, Alberto Nambeia disse que os desafios são grandes, e que se vive  momentos difíceis  com a pandemia da covid-19, em  que  cada um  é chamado a contribuir para a sua irradicação.

Segundo Nambeia,  a Guiné Bissau está a procura de novo rumo para se desvincular do passado, em que  muitos erros foram cometidos contra o povo, a paz, estabilidade e o progresso, mas sobretudo contra a esperança de futuro melhor para as crianças.

Apela o respeito aos  valores da liberdade,  perdão, humildade e  justiça.

O Presidente da Juventude de PRS do Sector Autónomo de Bissau, Vladimir Djomel  disse que a distinção se deve aos feitos pelos distinguidos no campo da ciência, investigação, luta pela conquista dos Direitos Humanos e sobretudo pelos serviços e dedicação a causa nacional.

Vladimir Djomel pediu aos partidos políticos no sentido de mudar a sua linguagem para com os jovens e adoptar a bandeira de futuro, alinhada com os interesses da juventude guineense.

“Estamos numa sociedade em que não se observa a prática de reconhecimento dos trabalhos e esforços de cidadãos e instituições públicas que estão a criar e promover agendas públicas importantes para o fortalecimento da democracia e no desenvolvimento da Juventude do país”, disse.

A iniciativa, segundo Djomel, visa quebrar com a corrente do passado e dizer  “somos capazes de aplaudir e motivar aqueles que servem de forma  exemplar e comprometida o bem comum”.

Vladimir Djomel ainda sustenta que o desenvolvimento da Guiné-Bissau depende fortemente das acções de diferentes actores e instituições sociais.

“No caso da Guiné-Bissau estas acções foram  ainda continuam a ser muito importante no processo de consciencialização e na promoção do desenvolvimento durável e sustentável do país”, acrescentouANG/LPG//SG

 

Madem G-15/Secretário nacional  apela aos jovens para dar continuidade às obras de Amílcar Cabral 

Bissau, 23 Dez 20 (ANG)- O Secretário nacional do Movimento para Alternância Democrática (MADEM-G15) apelou  terça-feira à nova geração guineense para  dar continuidade às obras feitas pelo pai da nação guineense Amílcar Lopes Cabral, e  aprofundar a sua tese fundamentada na cultura de modo a promover a paz, segurança e o progresso do país.

Tomás Gomes Barbosa falava na cerimónia de abertura do Simpósio Nacional da Cultura, em Homenagem à Amílcar Lopes Cabral, organizado pelos quadros técnicos de MADEM-15 denominado QUADEM, em Cacheu, Norte do país, na data em que foi atribuído ao pai da nação guineense e cabo-verdiana o título de Doutor Honoris Causa em ciências Políticas e Sociais, pelo Instituto de África-Académia de Ciência da antiga União Soviética.

“Hoje em dia, a cultura tem o papel de reconciliar um povo , de promover a paz interna e de unidade nacional. Por isso, temos como o Lema desta comemoração, “Resgatar o Pensamento Filosófico, Político, Cultural e Científico do Fundador da nacionalidade guineense e cabo-verdiana, Amílcar Lopes Cabral”, disse o dirigente do Madem G-15.

Barbosa sublinhou que, na  Cultura, reside os elementos essenciais que podem ditar o sucesso e retrocesso de uma sociedade e que por isso, os factores culturais devem merecer muita atenção por parte dos governantes e da sociedade em geral.

Por sua vez, a Secretária Nacional do Departamento dos Assuntos Sociais, Culturais e Organização de Eventos do MADEM-G15, Nhima Sissé recomendou a sociedade guineense a preservação do património cultural e histórico da nação de Amílcar Cabral.

“Na realidade, a preocupação de Amílcar Cabral sempre residia na formação de quadros, porque, segundo ele, apreender é um processo contínuo que pode ser desenvolvido através das nossas acções do dia a dia, através das leituras, de experiências acumuladas, entre outras”, referiu Nhima Sissé.

Garantiu que com base nos ideais  de Cabral, o secretariado nacional de MADEM-G15 preocupará sempre com as realizações de eventos que vão em conformidade com a linha de pensamento do herói da Pátria.

O  tema “Papel de Música Crioula, Enquanto Instrumento Catalisador no Processo da Luta de Libertação e de Desenvolvimento”, foi orado pelo músico guineense Ernesto Dabó, que defendeu que  vários disciplinas artísticos contribuíram para o processo de libertação nacional, através dos seus conteúdos que eram bastante apreciados  pelos jovens na altura.

“As mensagens dos músicos atingia mais rápido a camada juvenil, em termos  de sensibilização. Podemos dizer que a música crioula conquistou um espaço no diálogo cultural. Hoje em dia são escutadas e apreciadas em quase todo o mundo”, disse  Ernesto Dabó.

No referido evento participaram diferentes membros, simpatizantes e amigos de MADEM-G15. A cerimónia de abertura foi antecedida de entoação do Hino Nacional por  um grupo de crianças denominado “Flôr de MADEM” e de seguida com a actuação do grupo cultural “Netos de Cacheu”  que apresentou diferentes tipos de danças na base de culturas da Guiné-Bissau.ANG/AALS//SG

 

 

Saúde Pública/Nova variante do SARS - Cov 2 obriga vacinação mais rápida

Bissau, 23 Dez 20 (ANG) – Itália, Holanda, Áustria, Austrália e África do Sul já identificaram casos da nova variante do SARS-COV-2, detectada em grande escala no Reino Unido. 


 Em pouco mais de 24 horas, vários países europeus suspenderam ligações com Londres.

O Reino Unido volta a ficar confinado para fazer frente à nova variante do novo coronavírus - que está "fora de controlo”, como afirmou  sábado o ministro da Saúde britânico.

Os 27 Estados-membros da União Europeia discutiram  segunda-feira uma resposta coordenada para enfrentar esta nova estirpe, depois de a Organização Mundial de Saúde ter pedido aos membros na Europa para “reforçarem os controlos” por causa desta nova variante da Covid-19.

Nos últimos dias, o número de infecções aumentou substancialmente no Reino Unido. Nas últimas 24 horas, o país registou 33.364 novos de Covid-19 casos, um dos registos mais altos de sempre.

"Esta nova variante está a propagar-se até 70% mais rápido. É preciso acelerar os planos de vacinação para a travar", afirma Pedro Caetano, director sénior numa multinacional farmacêutica sediada em Oxford.

As autoridades de saúde sul-africanas também anunciaram que a nova variante do novo coronavírus está a impulsionar o ressurgimento de novos casos de covid-19 no país, que regista cerca de um milhão de infecções. "A vantagem do continente africano é ter uma população mais jovem e por isso o vírus não é tão letal", afirma o cientista e fármaco-epidemiologista português em Oxford, Pedro Caetano. ANG/RFI

 

Covid-19/ Guiné-Bissau com mais um morto e sem novos casos na última semana

 

Bissau, 22 Dez 20 (ANG) - A Guiné-Bissau não registou novos casos do novo coronavírus no país, na última semana, mas a doença provocou mais uma vítima mortal, segundos os dados divulgados terça-feira pelo Alto-Comissariado para a Covid-19.

 Os dados, relativos ao período entre 14 e 20 de dezembro, indicam que foram realizados testes a 1.308 pessoas, a maior parte dos quais viajantes, e que não foram registados novos casos positivos.

"Dos novos casos testados, todos os 1.308 revelaram-se negativos e sem nenhum caso positivo para a covid-19", refere o alto-comissariado.

Nove pessoas foram dadas como recuperadas, elevando o total acumulado para 2.386, e foi registada mais uma vítima mortal devido à doença na região de Bafatá, aumentando o número de mortes para 45.

O alto-comissariado indica também que não há pessoas internadas devido à doença e que o número de casos ativos no país é de 10.

Desde o início da pandemia, a Guiné-Bissau registou 2.446 casos de covid-19.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.685.785 mortos resultantes de mais de 76,2 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.


A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.
ANG/Lusa

 

Covid-19/ OMS na Europa diz que viagens  essenciais devem seguir mesmo após nova variante

Bissau, 23 Dez 20 (ANG) - O Escritório da Organização Mundial da Saúde, OMS, na Europa disse que cadeias de suprimentos para bens e viagens essenciais “devem continuar possíveis” após relatos de casos da variante "VUI - 202012/01" também conhecida como B117 do novo coronavírus. 

No Twitter, o diretor da agência, Hans Kluge, disse que especialistas vêm acompanhando de perto a situação. 

Kluge destaca que o que se sabe até o momento é que aparentemente esta variante não se espalha mais facilmente que o Covid-19. Por não haver clareza sobre a gravidade, ele realça que “maiores medidas preventivas são críticas”.

Na terça-feira, todos os Estados-membros da OMS foram convocados a discutir estratégias de teste, redução de riscos de transmissão e comunicação.  

Hans Kluge  diz que limitar as viagens não-essenciais para conter a propagação é prudente até que se tenha mais informações.  

Ele elogiou o Reino Unido por partilhar dados e intensificar investigações.  

De acordo cm especialistas britânicos, a variante que seria a responsável pelo aumento de casos no sudeste da Inglaterra não é mais mortal que a Covid-19, mas poderia se espalhar mais rapidamente do que outras formas do vírus num ritmo até 1.5 por pessoa. Ou seja, contaminado uma pessoa e meia a mais que a Covid-19. 

Agências de notícias informaram que o "VUI - 202012/01" é mais frequente em partes do Reino Unido como Kent, Essex e Londres. Uma variante do novo coronavírus também foi encontrada em países como Dinamarca, Holanda e África do Sul. A OMS diz que a descoberta não altera em nada as vacinas atuais contra a pandemia e tampouco é mais letal que o novo coronavírus. ANG/ONU NEWS

 

 

ONU/Relator  pede a Trump para perdoar criador do WikiLeaks Julian Assange

Bissau, 23 Dez 20 (ANG) - O relator especial da ONU sobre tortura e tratamento cruel e desumano pediu ao presidente dos Estados Unidos que perdoe o fundador do WikiLeaks, Julian Assange.

Nils Melzer escreveu uma carta a Donald Trump dizendo que Assange tem sido privado da liberdade nos últimos 10 anos “pela coragem de expor a verdade.” 

No próximo dia 4, um tribunal britânico deverá decidir se Assange será extraditado para os Estados Unidos, para ser julgado. Se condenado pelas acusações de divulgação de informações secretas, ele pode passar até 175 anos na prisão.

Em 2010, o WikiLeaks divulgou imagens de soldados americanos no Iraque e outras informações sem autorização.

Julian Assange está detido na prisão de segurança máxima, Bellmarsh, em Londres desde abril do ano passado. Ele foi retirado à força da Embaixada do Equador, onde havia se refugiado por vários anos.

Na carta ao presidente Trump, o relator especial conta que visitou Julian Assange na prisão com dois médicos independentes que atestam que a saúde do ativista piorou e tem risco de morte. Assange sofre de uma doença respiratória e está exposto a contrair a pandemia no presídio.

O relator explica que Assange não é e nunca foi um “inimigo do povo americano” e que a WikiLeaks luta contra a corrupção em todo o mundo “sendo de interesse dos americanos e de toda a humanidade.”

O especialista em direitos humanos também diz na carta a Donald Trump, que Assange jamais publicou mentiras e que qualquer dano à reputação causado pelas publicações não é por causa de Assange, mas sim por causa das irregularidades que ele expôs na internet.

Um outro ponto do relator é que “Assange jamais hackeou ou roubou a informação divulgada” pelo WikiLeaks. Segundo Nils Melzer, os documentos foram obtidos por fontes da mesma forma usada por jornalistas investigativos. Para Melzer, as publicações não podem ser consideradas crimes.

A carta diz que um processo contra Julian Assange seria incompatível com os valores centrais de justiça, Estado de direito e liberdade de imprensa, refletidos na Constituição dos Estados Unidos e em instrumentos internacionais de direitos humanos, que foram ratificados pelo país.

O relator lembra que o presidente Donald Trump prometeu executar uma agenda de combate à corrupção no governo e que processar Assange seria o equivalente a “atirar no mensageiro”.

Num apelo final, o especialista em direitos humanos diz que o perdão presidencial a Assange representaria o restabelecimento de um homem de “coragem que está sofrendo injustiça, perseguição e humilhação há mais de uma década simplesmente por dizer a verdade.” 

*Os relatores de direitos humanos são independentes das Nações Unidas e não recebem salário pelo seu trabalho.ANG/ONU NEWS

 

 

 

 

 

Justiça/Grupo parlamentar do PAIGC exige demissão do PGR

 Bissau, 22 Dez 20 (ANG) - O grupo parlamentar do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) exigiu terça-feira a demissão do Procurador-Geral da República guineense para responder por alegados "crimes de sangue e de desvio de fundos públicos".

O Procurador-Geral da República, Fernando Gomes, divulgou na sexta-feira um comunicado no qual refere ter emitido um mandado de captura internacional contra o líder do PAIGC, Domingos Simões Pereira, no âmbito de um processo-crime, sem avançar mais pormenores.

Domingos Simões Pereira está em Portugal há vários meses e anunciou recentemente a sua intenção de regressar ao país.

"O grupo parlamentar do PAIGC vem, por este meio, condenar veementemente esta instrumentalização política do Ministério Público e da Justiça guineense, exigindo a demissão de Fernando Gomes como Procurador-Geral da República, a fim de poder responder pelos crimes de sangue e de desvio de fundos públicos cometidos".

Num comunicado enviado à imprensa, o grupo parlamentar do PAIGC alega que Domingos Simões Pereira é deputado e, segundo a lei do país, "nenhum deputado pode ser perseguido, detido ou preso por questão criminal ou disciplinar, em juízo ou fora dele, sem o levantamento da respetiva imunidade parlamentar, através da Assembleia Nacional Popular".

"Este vergonhoso comunicado oriundo de uma instituição que deveria pautar-se pelo respeito das leis da República, mas que finge desconhecer os procedimentos legais para prosseguir com os seus intentos inconfessos, só pode ser interpretado como uma tentativa de intimidação e de perseguição a um cidadão e deputado da Nação, que anunciou recentemente o seu regresso ao país", refere o comunicado.

O grupo parlamentar do PAIGC, partido vencedor das legislativas de 2019, mas que não está a governar, diz que a nomeação de Fernando Gomes para o cargo já tinha sido "qualificada de absolutamente repugnante, provocadora e inaceitável pela classe política e social do país, com potencial para agravar ainda mais a profunda instabilidade política e social do país".

Os deputados do PAIGC lembram também que o atual PGR foi ministro do Interior "num dos períodos mais terríveis da política guineense", quando foram registados vários "assassínios políticos", bem como o seu alegado envolvimento em processos relativos a desvios de fundos.


"Por isso, foi sem surpresa que, assim nomeado e empossado Procurador-Geral da República, Fernando Gomes tenha dado logo a conhecer a sua agenda, que se orienta no sentido da queima de evidências incriminatórias dele próprio e dos seus padrinhos políticos, e a tentativa de desvio das atenções contra os seus adversários políticos", salientam.
ANG/Lusa

 

 

Justiça/PGR  acusa PAIGC de  arquitetar “ignomínias” por “medo” e “desorientação”

 Bissau,23 Dez 20(ANG) - O Procurador-geral da República, Fernando Gomes, acusou terça-feira o Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) de arquitetar "ignomínias" por "medo e desorientação", e anunciou que vai deixar de ser militante do partido.


Numa carta aberta enviada ao conselho de jurisdição do PAIGC e referindo-se a acusações de que terá estado alegadamente envolvido na morte de uma pessoa e no desvio de fundos, Fernando Gomes afirma que se trata de "puras ignomínias arquitetadas por medo, desorientação e maquiavelismo por quem pretende afastar a atenção" do mandado de captura internacional contra Domingos Simões Pereira, líder do partido.

"Mas, mais estranho e preocupante, designadamente para a democracia, é o facto de eu ter deixado o cargo de ministro da Função Pública, em agosto de 2011, e o de ministro do Interior, em abril de 2012, e nunca o PAIGC ter manifestado qualquer desconfiança, nem qualquer acusação em relação ao meu desempenho no Governo, nem ter promovido qualquer processo disciplinar contra mim", pode ler-se na carta.

Fernando Gomes questiona também a razão pela qual a direção do PAIGC o acusa agora de dois crimes e o designou como delegado do congresso do partido, realizado em 2018.

"Será que já estava consciente de que eu era criminoso e corrupto quando me acolheu nas suas fileiras", questiona Fernando Gomes, na carta.

O Procurador-Geral da República salienta também que se o PAIGC sabia que ele era "criminoso" e "corrupto" deve explicar as razões pelas quais se manteve em silêncio nos últimos oito anos, se é prática do partido "calar e encobrir crimes cometidos pelos seus militantes" ou "fundamentar por que está a mentir e a mando de quem".

"Estranha coincidência esta de a atual direção do PAIGC só agora, quando foi emitido o mandado de captura internacional contra Domingos Simões Pereira, ter-se lembrado de me acusar como criminoso e corrupto", sublinha Fernando Gomes.

Admitindo a possibilidade de recorrer à via judicial para defender a sua "honra" e "bom-nome", Fernando Gomes anunciou também que vai renunciar como militante do partido, por não reconhecer a atual direção e "sobretudo ao seu atual líder, idoneidade, sentido de responsabilidade, de justiça e de serviço público".

O Procurador-Geral da República guineense anunciou na sexta-feira ter emitido um mandado de captura internacional contra Domingos Simões Pereira no âmbito de um processo-crime, sem avançar mais pormenores.

O grupo parlamentar do PAIGC pediu hoje a demissão de Fernando Gomes para responder por alegados "crimes de sangue" e de "desvio de fundos".

 
O líder do PAIGC está em Portugal há vários meses. ANG/Lusa

 


       Moçambique
/Renamo contesta Junta Militar e estratégia do governo

Bissau, 23 Dez 20 (ANG) - As Forças de Defesa e Segurança de Moçambique capturaram três homens próximos do líder do grupo dissidente da Renamo, Mariano Nhongo. 

PR de Moçambique

A Renamo lembra que "sempre se distanciou do movimento da Junta Militar" e que não "apoia o uso de armas para se fazer valer".

"Depois de a Junta Militar da Renamo ter atacado no dia 11 de Dezembro, sem vítimas, as Forças de Defesa e Segurança capturaram, na zona de Mafambisse, em Sofala, três homens da junta, sendo um ajudante de campo de Mariano Nhongo e outros dois seus cozinheiros", anunciou o chefe de Estado, Filipe Nyusi.

Segundo o Presidente moçambicano, os três homens capturados confessaram que fazem parte do grupo dissidente da Renamo, o principal partido da oposição do país, acusado de protagonizar ataques armados no centro de Moçambique.

"Os jovens as Forças de Defesa e Segurança continuam no terreno a vasculhar o inimigo", declarou Filipe Nyusi, lembrando que as tentativas de negociar com a Junta Militar da Renamo fracassaram.

O Porta-voz da Renamo, José Manteigas, sublinhou que a Renamo sempre se distanciou do movimento da Junta Militar, "o Presidente Ossufo Momade e a Renamo sempre se posicionaram de forma a distanciar-se deste movimento. A forma de resolver qualquer problema dentro do pas ou dentro das instituições, como é o caso de um partido político, não é usar as armas para se fazer valer", afirmou.

"A captura destes três homens entristece-nos porque não é esta via que nós gostaríamos que pusesse fim a esta onda de contestação que surge por parte da Junta Militar", defende o Porta-voz da Renamo. A via do grupo de Mariano Nhongo "voltar à razão seria a via desejável", frisou José Manteigas.

A Junta Militar da Renamo, liderada por Mariano Nhongo, exige a demissão do actual líder da Renamo, Ossufo Momade, acusando-o de ter desviado o processo negocial dos ideais do seu antecessor, Afonso Dhlakama, líder histórico que morreu em Maio de 2018. Um pedido é "inconcebível" para José Manteigas, uma vez que "o Presidente Ossufo Momade foi eleito democraticamente em congresso. Se são, de facto membros da Renamo, sabem que na Renamo há órgãos e é nesses órgãos que devem ser apresentados quaisquer inquietações de membros ou simpatizantes"defendeu ainda. ANG/RFI

 

 

terça-feira, 22 de dezembro de 2020

 Prevenção contra coronavirus

No plano individual deve-se  manter o distanciamento físico, usar  uma máscara,  lavar as mãos  regularmente e tossir fora do alcance  dos outros. Façam  tudo isso!

A nossa mensagem às populações e aos governos é clara.Façam tudo isso!"

                                        ( Tedros Adhanom Ghebreyesus - DG da OMS)