quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

Saúde Pública/Nova variante do SARS - Cov 2 obriga vacinação mais rápida

Bissau, 23 Dez 20 (ANG) – Itália, Holanda, Áustria, Austrália e África do Sul já identificaram casos da nova variante do SARS-COV-2, detectada em grande escala no Reino Unido. 


 Em pouco mais de 24 horas, vários países europeus suspenderam ligações com Londres.

O Reino Unido volta a ficar confinado para fazer frente à nova variante do novo coronavírus - que está "fora de controlo”, como afirmou  sábado o ministro da Saúde britânico.

Os 27 Estados-membros da União Europeia discutiram  segunda-feira uma resposta coordenada para enfrentar esta nova estirpe, depois de a Organização Mundial de Saúde ter pedido aos membros na Europa para “reforçarem os controlos” por causa desta nova variante da Covid-19.

Nos últimos dias, o número de infecções aumentou substancialmente no Reino Unido. Nas últimas 24 horas, o país registou 33.364 novos de Covid-19 casos, um dos registos mais altos de sempre.

"Esta nova variante está a propagar-se até 70% mais rápido. É preciso acelerar os planos de vacinação para a travar", afirma Pedro Caetano, director sénior numa multinacional farmacêutica sediada em Oxford.

As autoridades de saúde sul-africanas também anunciaram que a nova variante do novo coronavírus está a impulsionar o ressurgimento de novos casos de covid-19 no país, que regista cerca de um milhão de infecções. "A vantagem do continente africano é ter uma população mais jovem e por isso o vírus não é tão letal", afirma o cientista e fármaco-epidemiologista português em Oxford, Pedro Caetano. ANG/RFI

Sem comentários:

Enviar um comentário