quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

Turismo/Operadores contam organizar em 2021 um evento internacional para demonstrar as potencialidades do país

Bissau, 30 Dez 20 (ANG) - A Associação dos Operadores Turísticos e Similares da Guiné-Bissau em parceria com o Governo  prevê a organização de um certame  internacional para demonstrar as potencialidades turísticas, gastronómicas, culturais, artesanais e intercâmbios comerciais da Guiné-Bissau.

O anúncio foi feito esta quarta-feira pelo presidente da desta associação, Jorge Paulo Cabral, numa conferência de imprensa na qual procedeu ao balanço das actividades desenvolvidas pela associação ao longo de 2020.

Jorge Paulo Cabral disse que organização desse evento conta com a colaboração de parceiros da associação de Portugal, Senegal e Costa do Marfim.

 “Pretendemos construir uma sede para associação, escola de formação e capacitação, também vamos lançar a cooperação com os nossos parceiros da Sub-região, da Europa, Ásia e América”, acrescentou.

Por outro lado, Jorge Cabral explicou que iniciaram o ano 2020 com crise financeira provocada pelo impacto da pandemia de Covid-19 que abala o mundo.

“A pandemia de Covid-19 causou prejuízos económicos e financeiras incalculáveis aos operadores turísticos, o que levou a enormes dificuldades, obrigando  a suspensão parcial de trabalhadores, incumprimentos de compromissos com os bancos e fornecedores”, lamentou o Presidente da Associação dos Operadores Turísticos e Similares.

Sublinhou que estão a ter dificuldades para o relançamento das suas actividades e que por isso, esperam ter o apoio do governo para relançar o sector tal como está a acontecer em alguns   países vizinhos.

“Dos pontos  propostos  Governo, apenas um, que consiste em isentar os pagamentos de impostos e taxas no período de Março à Setembro,  foi atendido. Esperemos que os restantes também sejam atendidos”, desejou Jorge Cabral.

Os operadores turísticos ainda pediram ao Governo a actualização da legislação e regulamentação do fundo de turismo, criação de uma comissão mista que integre os Ministérios da Economia, Finanças, a Secretaria de Estado do Turismo, e o Instituto da  Segurança Social, com o objectivo de discutir as soluções para  a retoma das actividades turísticas, e evitar despedimentos massivos de trabalhadores.

Jorge Cabral disse que, apesar das dificuldades que enfrentaram ao longo do ano 2020,  conseguiram realizar algumas actividades como por exemplo: a participação da associação no fórum
do sector privado da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), em Burkina Faso, e que   assinaram acordos de cooperação com Associação dos Empresários Portugueses., com Agência Portuguesa de Viagens e com o Rancho Folclórico de Madeira.ANG/AALS//SG

 

Sem comentários:

Enviar um comentário