quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

Diplomacia/Dinis Sassou Nguesso em Bissau para uma visita de 24 horas

Bissau,16 Dez.20(ANG) - O Presidente da República do  Congo , Denis Sassou Nguesso se encontra de visita de 24 horas à Guiné-Bissau à convite do seu homólogo, Umaro Sissoco Embaló.

Em declarações à imprensa à sua chegada à Bissau reiterou que o seu pais vai continuar a apoiar a Guiné-Bissau na procura da paz e estabilidade.

“É com grande emoção que visito pela primeira vez o país de Cabral e de Nino Vieira. Um país que o nosso povo também se mobilizou para apoiar a sua luta pela independência. Quero render uma homenagem à esses heróis que são grandes africanos e que deram tudo pela África", disse o Presidente Nguesso, que também agradeceu a população guineense e as autoridades pela recepção “calorosa e fraternal” que lhe foi reservada e a sua delegação.

O chefe do Estado do Congo Brazzaville foi recebido pelo seu homólogo, Úmaro Sissoco Embaló, com honras militares e nas presenças do chefe do governo, membros do governo, chefias militares e elementos do corpo diplomáticos acreditado no país.

“Lutamos juntos no interior de Angola, de Moçambique, da Guiné-Bissau e de São Tome e Príncipe. O nosso povo também se engajou neste combate e triunfamos, tanto na Guiné-Bissau como em Cabo Verde”, enfatizou Sassou Nguesso .

Relativamente à situação regional, Nguesso disse que atualmente o continente  está empenhado para enfrentar os desafios preconizados, e, sobretudo, no que concerne à resolução 2063 e a adoção das decisões importantes, nomeadamente, a questão da implementação da zona de livre comércio  a nível continental.

Para o chefe de Estado da Guiné-Bissau, Úmaro Sissoco Embaló, a  relação com o Presidente Nguesso não é só de homólogos, mas sim de um pai para o filho.

Sissoco Embaló imortalizou o seu homólogo do Congo Brazzaville com o nome de uma avenida em Bissau.


De acordo com o programa da visita, o Presidente Denis Sassou Nguesso vai, esta quarta-feira render homenagem ao fundador das nacionalidades guineense e cabo-verdiana, Amílcar Cabral, bem como aos outros heróis nacionais da luta de libertação nacional, na Fortaleza da Amura ,em Bissau.

Nguesso vai visitar  a avenida “Denis Sassou Nguesso” que se situa no bairro de Bandim. Para quem conhece Bissau, vai do “Nhonho”  ao complexo sueco., no Alto Bandim, passando por zona sete. ANG/O Democrata

 

Sem comentários:

Enviar um comentário