quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

Aviação civil/ Diretor-geral da ASECNA reafirma necessidade da reabilitação da pista do aeroporto Osvaldo Vieira  

Bissau, 23 Dez 20(ANG)  -  O Diretor-geral da Agência para Segurança da Navegação Aérea na África e Madagáscar (ASECNA) reafirmou hoje a necessidade de reabilitação da pista do aeroporto Osvaldo Vieira, ao alto nível, frisando que a última foi nos anos 80 .

Ismael Midana Cassamá Lopes Infundaque que falava aos jornalistas depois de encontro com o Chefe de Estado,   lembrou que a pista do Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira tem  mais de meio século e foi reabilitada só uma vez.

Disse que, com os aviões modernos, a referida pista  sofreu  degradações, tendo acrescentado que,  o governo juntamente com  Agência Reguladora de Aviação Civil está a envidar esforços para fazer a sua manutenção ao alto nível.

Infundaque reiterou contudo que a mesma dispõe de condições para aterragem e decolagem de aviões.

Questionado sobre as residências construídas nos arredores do aeroporto que deviam ser demolidas, respondeu que o aeroporto deve situar numa zona distante de habitações, mas que, na medida em que a população aumenta,  os ocupantes tradicionais resolveram construir casas nos seus terrenos, e  que estas construções constituem   obstáculos  que podem causar acidentes.

“Apesar da ASECNA ser gestor da infraestruturas
aeroportuárias,   a demolição ou indemnização aos proprietários das referidas obras compete ao Estado da Guiné-Bissau..

A Guiné-Bissau aderiu a  ASECNA comunitário  desde 2006 e logo em 2012 aderiu o artigo 10 da Convenção que trata da gestão de aeroportos e  suas estruturas.ANG/JD/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário