sábado, 5 de março de 2022

Covid-19/ Governo renova para 15 dias estado de Alerta à Saúde Pública que termina este sábado

Bissau, 05 Mar 22(ANG) – O Governo renovou para um período de 15 dias o  estado de Alerta à Saúde Pública causado pelo novo coronavírus(SARS-CoV-2), que termina este sábado, mas levantou as proibições de realização de actividades político-partidárias, nomeadamente comícios e reuniões de base.

O novo estado de Alerta à Saúde Pública, em vigor entre 00H00 horas do dia 06  e 23H59 horas do dia 21 de Março,ainda permite a realização de cerimónias de toca-choro, lumos, djambadon, Kussundé, mediante observância de medidas  de distanciamento físico mínimo de um metro entre participantes, uso coretos de máscaras, higienização das mãos, desinfeção e higiene adequado do local do evento.

As permissões  abrangem igualmente a abertura de  discotecas, salas de festa, bares e outros locais  de diversão, incluindo hotés, que no anterior estado de alerta à saúde eram proibidas.

No âmbito de medidas de proteção individual,  adoptado no quadro de luta contra a covid-19, o decreto governamental  mantém a obrigatoriedade de uso correto de máscaras facial(cobertura do nariz, boca e queixo) na via pública, nos espaços fechados de acesso público, nos transportes públicos, nos estabelecimentos de ensino para pessoas com idade superior a 11 anos, na venda ambulante, nos mercados, nos transportes colectivos de passageiros.

“A não utilização da máscara facial, quando obrigatória, ou  a sua utilização incorreta é passível de coima”, refere o decreto.

A circulação em transporte público rodoviário ou fluvial, por parte de passageiros, condutores ou piloto fica c condicionada à apresentação de cartão de vacinação com duas doses  ou  apresentação de testes RT-PCR  com validade quinzenal.

As entradas no território nacional, por via aérea, terrestre e marítima  permanecem sujeitas a controlo sanitário.

Os mercados ainda continuam a funcionar de segunda a domingo das 05h00 às 18h00.

Entre 31 de Janeiro e 27 de Fevereiro deste ano foram registados um total de 346 casos positivos e 11 óbitos, que correspondem a uma taxa de positividade de 6,4, o que, segundo o decreto de estado de Alerta à Saúde Pública, traduz  uma redução gradual de casos. ANG//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário