Marrocos/ Três acordos assinados para promoção de aprendizagem ao longo da vida
Bissau, 19 Dez 25 (ANG) - A Fundação
Africana para a Aprendizagem ao Longo da Vida (FAATLV) realizou na
quinta-feira, em Rabat, a assinatura de três acordos de parceria com o objetivo
de estabelecer uma estrutura de cooperação sólida e sustentável para o
desenvolvimento e a promoção da aprendizagem ao longo da vida, tanto a nível
nacional como continental.
Assim, foi assinado um primeiro acordo com o Conselho Internacional para a Educação de Adultos (ICAE), uma organização global da sociedade civil criada em 1973, que constitui uma rede global representando mais de 800 ONGs membros em mais de 75 países.
Essa rede defende a aprendizagem ao
longo da vida, atuando como parcei
ra estratégica da UNESCO e das Nações Unidas
para promover a educação de adultos como motor de transformação social,
abordando questões como as mudanças climáticas e a justiça social.
Segundo um comunicado da FAATLV, esta
parceria permitirá que a fundação se torne membro desta rede, abrindo novas
oportunidades de cooperação e desenvolvimento em escala internacional.
Um segundo acordo foi concluído com o
Fórum Marroquino para a Aprendizagem ao Longo da Vida (FMATLV), uma organização
marroquina que trabalha para garantir uma educação de qualidade e equitativa,
bem como a aprendizagem ao longo da vida acessível a todos, sem desigualdades.
Da mesma forma, um terceiro acordo foi
assinado com o Centro Marroquino para a Educação Cívica (MCCE), um ator
nacional comprometido, que trabalha para formar cidadãos responsáveis e
ativos, promover a educação em democracia, direitos humanos e boa governança, e
incentivar a participação cidadã, continua a mesma fonte.
Esses acordos visam fortalecer a
cooperação e a parceria para apoiar a educação de adultos e a aprendizagem ao
longo da vida.
O objetivo é fortalecer as capacidades
dos atores, harmonizar esforços, compartilhar conhecimentos especializados e
desenvolver programas e projetos nos níveis nacional e africano.
Estas parcerias representam um passo
significativo no fortalecimento das sinergias entre os atores africanos
comprometidos com sistemas educacionais mais equitativos, inovadores e
resilientes, com a ambição comum de construir uma África inclusiva e que
aprenda, conclui o comunicado. ANG/Faapa

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