quinta-feira, 18 de dezembro de 2025

Cabo Verde/Japão apoia Cabo Verde com novo acordo de assistência alimentar no valor de 60,5 milhões de escudos

Bissau, 18 Dez  25 (ANG) – Cabo Verde e Japão firmaram hoje um Acordo por Troca de Notas no âmbito do Programa de Ajuda Alimentar do Governo do Japão para o ano fiscal de 2025, no valor 60,5 milhões de escudos.

O acordo foi formalizado numa cerimónia presidida pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, José Luís Livramento Brito, e pelo embaixador do Japão acreditado em Cabo Verde, Takeshi Akamatsu, para a doação de 100 milhões de ienes japoneses, correspondente a 60,5 milhões de escudos.

Na ocasião, o chefe da diplomacia cabo-verdiana explicou que o programa se inscreve numa cooperação “sólida, previsível e de longa data”, e que tem contribuído de forma concreta para o reforço da segurança alimentar e da resiliência económica do país, num contexto internacional marcado por múltiplos desafios globais.

“É por isso que nossa cooperação é histórica, e o povo de Cabo Verde sabe reconhecer esse suporte e reconhecer toda a sua solidariedade”, afirmou, realçando as cinco décadas de cooperação entre os dois Governos.

Segundo o ministro, este acordo soma a outros projectos estruturantes em curso entre Cabo Verde e o Japão, nomeadamente nos domínios da água, da saúde, das pescas e do desenvolvimento humano, reflectindo uma parceria cada vez mais diversificada, orientada para resultados e alinhada com as prioridades nacionais de desenvolvimento sustentável.

Já o embaixador do Japão em Cabo Verde, Takeshi Akamatsu, salientou que enquanto nações insulares, os dois países partilham experiências semelhantes quanto aos benefícios e desafios impostos pela natureza. 

Considerou que o ano de 2025 assume um “significado especial”, por assinalar simultaneamente o 50.º aniversário da independência de Cabo Verde e o 50.º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países.

Nesse contexto, lembrou que a assistência alimentar japonesa, prestada quase anualmente desde 1980 a pedido de Cabo Verde, completa já 43 anos, evidenciando a força e a durabilidade da amizade bilateral.

Conforme adiantou ainda, no ano passado, cerca de 968 toneladas de arroz foram doadas e que a nova doação anunciada prevê aproximadamente 991 toneladas de arroz, destinadas a apoiar as famílias cabo-verdianas e a responder às necessidades nutricionais da população.“Esta ajuda não se destina apenas a satisfazer as necessidades alimentares imediatas”, pontuou, indicando que através de projectos financiados pelo Fundo de Contrapartida, contribui também para a erradicação da pobreza extrema e a inclusão social.


Segundo Takeshi Akamatsu, a iniciativa está igualmente alinhada com a Declaração de Yokohama, adoptada na TICAD 9, em Agosto último, que reforça a importância da construção de sistemas alimentares sustentáveis e da promoção da economia azul.
ANG/Inforpress

 

Sem comentários:

Enviar um comentário