terça-feira, 30 de dezembro de 2025


Desporto
/ Presidente interino do FORJOD-GB denuncia dificuldades enfrentadas pela imprensa desportiva em 2025

Bissau, 30 dez 25 (ANG)  – O presidente em exercício do Fórum de Jornalistas Desportivos da Guiné-Bissau (FORJOD-GB), Carlos Nanque, lamentou as dificuldades enfrentadas pelos profissionais da imprensa desportiva ao longo de 2025, marcadas por “ameaças, humilhações e limitações no acesso à informação”.

Numa mensagem de fim de ano dirigida aos jornalistas desportivos nacionais, Carlos Nanque afirmou que o ano foi particularmente difícil para a classe, devido, entre outros fatores, a processos eleitorais conturbados em várias federações desportivas, impedimentos de acesso a determinados espaços e restrições na obtenção de informações.

Segundo Nanque, apesar do contexto adverso, os jornalistas desportivos mantiveram-se fiéis aos princípios que orientaram a criação do FORJOD-GB, continuando a exercer a profissão em defesa do interesse público e do desenvolvimento do desporto no país.

“Enfrentámos muitas dificuldades, mas em nenhum momento nos desviámos dos princípios que nortearam a criação do Fórum de Jornalistas Desportivos da Guiné-Bissau”, sublinhou.

O responsável encorajou os profissionais a prosseguirem o trabalho que têm vindo a desenvolver, destacando a coragem, a dedicação e a determinação demonstradas ao longo do ano.

“Quero agradecer os esforços dos homens da imprensa desportiva nacional pelos trabalhos que estão a realizar em prol do desporto guineense”, afirmou.

Carlos Nanque manifestou ainda a expectativa de que 2026 traga melhorias significativas para o país e, em particular, para os jornalistas desportivos, apelando à continuidade do compromisso com a missão de informar, educar e sensibilizar a sociedade.

Entretanto, o FORJOD-GB agendou para o dia 24 de janeiro a realização da sua assembleia-geral eletiva, que deverá escolher o novo presidente da organização, em substituição de Elvis da Silva, que se encontra no estrangeiro por motivos académicos e não concluiu o seu mandato.

Elvis da Silva, antigo jornalista da Rádio Sol Mansi, esteve apenas um ano à frente da organização, que congrega o maior número de jornalistas desportivos do país. A decisão de convocar a assembleia-geral foi tomada durante uma reunião extraordinária realizada em outubro, com o objetivo de analisar a situação atual do fórum.

ANG/ Sol mansi

 

Sem comentários:

Enviar um comentário