terça-feira, 23 de dezembro de 2025

      CAN-2025/ Angola perdeu no jogo de estreia frente aos Bafana Bafana

Bissau, 23 dez 25(ANG) -   A selecção angolana iniciou o Campeonato Africano das Nações com uma derrota por 2-1 diante da África do Sul(Bafana Bafana), num jogo a contar para a primeira jornada da fase de grupos.


Antes do encontro começar, aceder ao Estádio não foi fácil visto que as autoridades decidiram bloquear os acessos várias horas antes da partida.

Após ter conseguido chegar ao Estádio, o público bem como os jornalistas aproveitaram para desfrutar do jogo entre angolanos e sul-africanos.

As 18 horas, hora local, o encontro arrancou entre a selecção angolana, que chegou por três vezes aos quartos-de-final, e um antigo vencedor da prova, em 1996, e que tem estado em destaque visto que está apurado para o próximo Mundial de 2026.

Nos primeiros minutos, a África do Sul tomou conta do jogo, pressionando a selecção angolana, que recuava rapidamente para junto da sua grande área.

Os ‘Bafana Bafana’, perante mais de 3700 espectadores, conseguiram desbloquear a situação apenas aos 21 minutos com um tento apontado por Oswin Appollis que, isolado na grande área, rematou de pé direito para o fundo da baliza de Hugo Marques.

Um golo que acabou por acordar os angolanos que reagiram rapidamente. Aos 35 minutos, após um livre marcado por Fredy, capitão dos Palancas Negras, foi o médio Show que conseguiu colocar a bola no fundo da baliza de Ronwen Williams. No intervalo o empate permanecia entre as duas selecções.

A segunda parte também não começou da melhor maneira para os angolanos, novamente sob a pressão dos sul-africanos.

Aos 51 minutos, os ‘Bafana Bafana’ vão passar para a frente do marcador durante... alguns segundos, visto que o tento de Tshepang Moremi foi anulado pelo VAR.

Apesar deste tento anulado, os sul-africanos vão continuar a pressionar e a dominar a selecção angolana que estava sem soluções para contrariar as iniciativas dos ‘Bafana Bafana’.

O golo da vitória para a África do Sul foi apontado aos 79 minutos por Lyle Foster com um remate potente de fora da área.

Nos últimos minutos, os angolanos ainda tentaram chegar ao empate, mas não conseguiram e o resultado ficou em 2-1 para os sul-africanos.

Três pontos para a África do Sul na corrida ao apuramento, enquanto Angola terá mais uma oportunidade de pontuar já a 26 de Dezembro frente ao Zimbabué.ANG/RFI

 

Sem comentários:

Enviar um comentário