segunda-feira, 9 de maio de 2011

Agua e Saneamento

CREPA vai reforçar capacidade da CS guineense

Bissau, ANG – O Centro Regional para Agua Potável e Saneamento a baixo custo (CREPA), que engloba 17 países africanos, vai apoiar os órgãos de comunicação social guineense no reforço de suas capacidades sobre a questão de Agua e Saneamento.

A promessa foi deixada pelo novo Director Geral do CREPA, no final duma pequena visita que efectuou hoje as direcções da Agência Noticiosa da Guiné-Bissau (ANG) e o jornal “Nô Pintcha”.

Em declarações a imprensa, Idrissa Doucoure, realçou que na abordagem do tema agua e saneamento, o componente comunicação joga um papel determinante, pelo que com tal facto, justificou a razão porque incluiu os órgãos de comunicação social, nomeadamente o Jornal Nô Pintcha e a ANG na sua agenda de visitas.

Ao longo desta sua estada no país vai privilegiar contactos com as autoridades para identificação das áreas para posterior apoios e reforçar as parcerias já existentes, para que as comunidades possam usufruir de boas informações e melhorar seu comportamento em matéria de higiene e saneamento.

“Igualmente, para que estas informações possam chegar junto dos decisores e outros actores, os quais vão em conjunto elaborar um quadro geral da situação para garantir um melhor investimento no sector”, aludiu o Director Geral.

Para Idrissa Doucoure, a relação entre o CREPA e a media, de uma maneira geral deve assentar-se na mudança para melhor do comportamento das comunidades em relação a higiene e saneamento, como também proporcionar as autoridades informações concernentes para que o sector da Agua e Saneamento possa jogar o seu papel central no que toca ao Desenvolvimento.

Ainda no entender deste responsável, o CREPA e a Comunicação Social possuem uma missão conjunta que é de educar a comunidade, pelo que, garantiu o DG, o CREPA pretende definir os apoios aos jornalistas não só no sentido duma melhor difusão de mensagens, como também fazer com que tais informes cheguem junto das autoridades.

“As pessoas pensam que este tema é um assunto meramente técnico, no entanto, os jornalistas têm um papel preponderante a jogar nele, que é de levar a mensagem junto das comunidades”, indicou.

Tanto assim que revelou ter esboçado com os responsáveis dos órgãos visitados a possibilidade da criação duma rede de jornalistas ligados a área de Agua e Saneamento, tendo informado que na semana finda teve lugar em Acra, Ghana, um encontro de redes similares dos países membros do CREPA, com excepção da Guiné-Bissau que ainda não a possui,

Manifestou o seu desejo de ver criada a rede de jornalistas em matéria de Agua e Saneamento na Guiné-Bissau, para sua posterior adesão na rede sub-regional, com vista a que o assunto seja fortemente tido em agenda dos jornalistas quer a nível nacional como da sub-região.

A visita do novo responsável desta organização, nomeado em Julho de 2010 e empossado em Dezembro do mesmo ano, servir-lhe-á para manifestar seu agradecimento as autoridades guineenses por terem apoiado sua candidatura ao posto que doravante ocupa e para constatar do estado de parceria e relação entre a sua instituição e as autoridades, bem como outros parceiros no tocante a situação da agua e saneamento.

O CREPA é uma instituição inter-Estados que agrupa 17 países membros no chamado Centro Africano para Agua e Saneamento, e que tem por missão apoiar as populações desfavorecidas e vulneráveis em matéria de acesso a água potável e serviços de saneamento e higiene, através de soluções inovadoras e adaptadas ao “nosso” contexto.

ANG/JAM

Sem comentários:

Enviar um comentário