quarta-feira, 18 de maio de 2011

Religião

Inicia IIª Assembleia-geral de Caritas Guiné-Bissau
Bissau, ANG – A Ministra da Mulher, Família, Coesão Social e Luta contra a Pobreza, disse que a IIª Assembleia-geral de Caritas Guiné-Bissau, que hoje iniciou, constitui espaço para análise da situação social na Guiné-Bissau
“Ela constitui uma oportunidade singular para levar ao conhecimento do público o relatório das actividades levadas a cabo, assim como o seu plano estratégico institucional previsto a realizar entre 2008 a 2013”, manifestou Maria de Lurdes Vaz.
A governante acrescentou ainda que o encontro, que vai durar 3 dias, vai servir para apresentar propostas de revisão dos estatutos, realização de alterações, das perspectivas e auscultações sobre as bases e linhas gerais de orientação das caritas da Guiné-Bissau.
Considerou a realização deste evento de “impar”, pois, justificou, tal se inscreve na necessidade de partilhar experiências no quadro da missão confiada aos elementos da Carita, para encontrar formas concretas de desenvolver acções comuns para a melhoria de condições de vida das populações.
 A Ministra manifestou seu desejo em ver esta parceria ser fortalecida, através da apresentação com prontidão, abertura e a franca colaboração institucional e organizativa com a caritas assim como com outras entidades que actuam no desenvolvimento do sector social.
O Bispo de Bissau, por sua vez, ao usar de palavras afirmou que a Igreja não faz o trabalho social para substituir o estado nas suas acções para o cidadão guineense. “A acção da Caritas é sustentada no mandamento do amor, expressa de maneira particular na atenção aos mais pobres”, justificou.
Para Dom José Camnate na Bissing, o trabalho da Caritas não se deve entender isolado, mas complementar às várias iniciativas desenvolvidas em prol das comunidades, no testemunho dos mais desfavorecidos.
o Bispo explicou os três próximos dias vão servir para rever os estatutos da caritas, para que ela possa, rapidamente e de maneira adequada, responder aos desafios que lhe apareçam pela frente.
Ao longo desta reunião magna, os participantes vão abordar assuntos relacionados com a situação social na Guiné-Bissau, será apresentado o relatório de actividades da carita, e o plano estratégico institucional 2008 a 2013 e proceder-se-á a apresentação de propostas para a alteração dos estatutos daquela organização. Isto referente ao primeiro dia dos trabalhos.
Celebração eucarística e perspectivação e auscultação de bases da carita, através de grupos de trabalho e partilha de conclusões, preencherão o segundo dia das actividades, enquanto que na ultima jornada do evento, far-se-á a apresentação da base estatutária da carita Guiné-Bissau assim como a propostas de alteração, auscultação da assembleia sobre o documento final.
ANG/FESM/JAM







Sem comentários:

Enviar um comentário