terça-feira, 31 de maio de 2011

Justiça

Novo DG da PJ Toma Posse

Bissau, ANG - O novo Director-geral da Policia Judiciaria guineense foi conferido posse dia 30, pelo Ministro da Justiça, Mamadu Saliu Djaló Pires, numa cerimónia simples em que assistiu alguns membros do corpo diplomático de organismos internacionais, nomeadamente a ONUDC.

João Biague, magistrado do Ministério Público licenciado pela Faculdade de Direito de Bissau, nos finais dos anos 90, substitui no cargo Lucinda Barbosa Aukarié, que a seu pedido, foi exonerada daquela função.

O novo DNPJ prometeu continuar com o mesmo empenho e rigor imprimido pela anterior direcção.

No rol das actividades imediatas perspectivadas pelo novo responsável da DNPJ está a implementação do funcionamento das estruturas desta corporação policial em todo território nacional. Recorde-se que até aqui, as referidas estruturas nas regiões funcionavam concretamente em Bissau, e tinham apenas sub-inspectores designados que as coordenava.
 .
Quanto a ex-directora, este disponibilizou-se já em colaborar com o seu sucessor para que a policia judiciaria posa fazer mais e melhor no combate a delitos como o narcotráfico e o crime organizado. “Ele vai contar também com a colaboração de Edmundo, que é um bom conhecedor daquela casa”, estimou ainda Lucinda Barbosa Aukarié.

Por sua vez, o Ministro da Justiça exortou ao novo responsável da PJ para que saiba actuar com rigor, empenho, isenção e imparcialidade no exercício das suas actividades como o responsável máximo desta corporação policial.

“Digo igual a todos. Abraçaram uma profissão exigente, que não se compadece com o horário e outras coisa”, avisou Mamadu Saliu Djaló Pires que pediu ao recém-empossado que oriente, motive, dinamize e acredite que com a sua acção vai contribuir para a realização da justiça e pacificação do país.

O Ministro da Justiça voltou a afirmar a determinação inabalável do executivo a que pertence em combater com veemência o crime de tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e crime organizado.

“O combate a estes tipos de crimes, que a PJ vinha levando a cabo vai continuar com a mesma determinação e firmeza”, advertiu o titular da pasta da Justiça que acrescentou que tais acções vão, tal como até aqui, continuar a ocupar a primeira linha de prioridade do governo.

A nomeação de João Biague foi anunciada no comunicado do Conselho de Ministros da sua reunião do passado dia 13, no qual foi também tornado publico o fim da comissão de serviço de Lucinda Barbosa Ahukarié.

De salientar que para além da indigitação e tomada de posse deste novo director, a Polícia Judiciária, de acordo com o mesmo despacho do Conselho de Ministros, passa agora a ser denominada de seguinte maneira: Direcção Nacional de Policia Judiciaria.

A mudança da denominação enquadra-se no processo da reforma no sector da Defesa e Segurança, cuja implementação está em curso na Guiné-Bissau.

ANG/JAM


Sem comentários:

Enviar um comentário