sexta-feira, 6 de maio de 2011

BAD/Guiné-Bissau

BAD promete aumentar apoio ao país
Bissau, ANG – O Banco Africano para Desenvolvimento (BAD) vai aumentar a sua ajuda financeira para apoiar alguns programas do país, dentre os quais o Documento Nacional da Redução da Pobreza (DENARP-II).
A garantia foi dada hoje pela representante regional do BAD, no término duma visita de quatro dias de trabalho e de apresentação que efectuou junto as autoridades do país.
Leila Mokaden considerou ser essencial prosseguimento do diálogo entre a sua instituição e as autoridades nacionais e ofereceu a participação e engajamento do BAD na preparação do DENARP – II.
Numa conferência de imprensa conjunta com a Ministra da Economia do Plano e Integração Regional, a funcionaria sénior do BAD justificou que sua deslocação se insere no projecto desta instituição financeira pan-africana, no quadro do seu programa de ajuda aos Estados frágeis que necessitam de apoio para implementar seus projectos de desenvolvimento.
A representante do BAD realçou o potencial económico da Guiné-Bissau, tendo sublinhado que um desenvolvimento económico-social do país, traduzido na melhoria de condições de vida das populações, constitui prioridade para sua instituição.
“Por isso, estou satisfeita por aquilo que vi relativamente aos projectos financiados pelo Banco nomeadamente, a ampliação do Hospital Nacional Simão Mendes e constrição do porto de Bandim, em Bissau.
Visivelmente satisfeita, a Ministra da Economia, do Plano e Integração Regional afirmou que esta visita permitiu as duas partes iniciarem as discussões com vista a assinatura de um acordo de assistência financeira a Guiné-Bissau de 2012 à 2015, consubstanciado no DENARP-ll.
Razão pela qual, Helena Nosolini Embaló considera de “muito importante” a referida missão.
Nestes dias, para além da visita desta responsável de nacionalidade tunisina a Bissau, igualmente se encontra no país, duas missões do BAD para preparar programas de apoio orçamental e de reforço de capacidades institucionais de gestão económica e financeira.
 De acordo com as autoridades governamentais da Guiné-Bissau, o Banco Africano para o Desenvolvimento contribui actualmente com cerca de quarenta por cento de financiamento aos projectos de investimento público do país. FIM/ANG/QC

Sem comentários:

Enviar um comentário