quinta-feira, 12 de maio de 2011

Emprego e Trabalho na UEMOA

Bissau acolhe conferência dos Ministros do Trabalho e Emprego da UEMOA
Bissau, ANG – O emprego e formação profissional constituem preocupação para o Governo e outras instituições do país, revelou dia 11 o primeiro Ministro, durante cerimonia de abertura da conferencia dos Ministros da Função Publica, Trabalho, Emprego e da Formação Profissional da UEMOA.
Carlos Gomes Júnior disse estes problemas enquadram-se no programa do combate a pobreza, que infelizmente tem assolado uma importante parcela da população da UEMOA.
“A pobreza afecta as populações, particularmente os jovens. É uma situação desconfortável no presente e insustentável para o futuro”, sublinhou o chefe do executivo guineense.
Apesar da performance económica guineense dos últimos anos, reconhecida pelos parceiros, reconheceu que o crescimento económico da Guiné-Bissau continua a ser relativamente baixo para atender à procura em matéria de criação de emprego.
Referiu que a economia guineense é vulnerável, pois depende essencialmente do sector agrícola que emprega 80 porcento da população e é responsável por mais de 60 porcento do Produto Interno Bruto (PIB).
“Este sector emprega, preferencialmente, pessoas não qualificadas e ainda é pouco modernizado. Entretanto, ele possui um enorme potencial não explorado devido, sobretudo, a falta de unidades de processamento que contribuiriam para gerar valores acrescentados, novos empregos e, desenvolver actividades do sector de serviço” lamentou.
Carlos Gomes Jr precisou que os estudos feitos sobre desenvolvimento concordam com o facto de que um dos principais entraves para o crescimento é a insuficiência, por vezes, falta mesmo de capacidades, tanto nas instituições públicas que devem assegurar a regularização e o enquadramento, como ao nível das pessoas físicas e empresas privadas.
“Isso mesmo é ressaltada no documento da Estratégia da Redução da Pobreza, nomeadamente a melhoria do ambiente do negócio e estimular o investimento em pequenas e médias empresas.
A necessidade de dar atenção a diversificação das exportações, em particular, o reforço das capacidades das cadeias produtivas prioritárias, o desenvolvimento das capacidades das instituições nacionais, profissionais e das populações vulneráveis para garantir a diversificação dos produtos alimentares, constam também no mesmo documento.
Segundo o Primeiro-ministro a solução do problema do emprego requer um ambiente propício ao investimento e ao desenvolvimento para grandes e pequenas empresas, o apoio para certos sectores considerados como alavanca para o arranque ao desenvolvimento.
Durante os dois dias da conferencia serão adoptados as adendas dos textos propostos pelos Ministros encarregues do emprego e formação profissional dos “8”, assim como adopção do quadro geral da implementação do observatório sub-regional do emprego e da formação profissional nos países membros da UEMOA.

A reunião pensa adoptar a lista mínima dos indicadores do mercado de trabalho e da formação profissional que constituirão trabalho conjunto do sistema de informação a desenvolver ao nível da rede dos observatórios.

A proposição e adopção de plano da acção prioritária entre os Ministérios para o ano 2011-2012 são das acções que se espera sejam uma realidade durante este evento.

ANG/AI/JAM

Sem comentários:

Enviar um comentário