segunda-feira, 30 de maio de 2011

Nações Unidas

Nações Unidas saúdam assunção do roteiro CEDEAO-CPLP para a a reforma na Guiné-Bissau

Bissau, ANG  – Os Representantes Especiais do Secretário-Geral das Nações Unidas na África Ocidental saudaram a recente assunção pelos Chefes de Estado e de Governo da CEDEAO, do Roteiro da CEDEAO-CPLP de apoio à Reforma do Sector de Defesa e Segurança

Da mesma forma, o grupo felicitou a estabilização da Guiné-Bissau assim como os passos concretos que estão sendo dados neste sentido pelas autoridades guineenses.

Os Chefes das Missões das Nações Unidas na África Ocidental estavam reunidos dia 28, em Dakar na sua 20ª consulta de alto nível destinada a facilitar a coordenação da acção das Nações Unidas na promoção da estabilidade na sub-região.

Relativamente à situação na Guiné-Bissau, apelaram a comunidade internacional a “apoiar a implementação do Roteiro da CEDEAO-CPLP de apoio à Reforma do Sector de Defesa e Segurança e estabilização na Guiné-Bissau.

Sobre este aspecto, apelaram a CI para que apoio com o fundo de pensão para os militares e pessoal da segurança a desmobilizar e a reformar, ao mesmo tempo que saudaram o recente destacamento da Missão Angolana para a Reforma (MISSANG) que, juntamente com a CPLP, CEDEAO, União Europeia, Nações Unidas, entre outros parceiros, apoiará a Guiné-Bissau na implementação da reforma bem como a reestruturação da sua estrutura de segurança.

As autoridades da Guiné-Bissau, os presentes neste encontro reconheceram os esforços destes no sentido da implementação do princípio da boa governação, pelo que encorajaram-nos a prosseguirem os esforços no combate ao tráfico de droga e o crime organizado.

O encontro foi presidido por Said Djinnit, Representante Especial para a África Ocidental (UNOWA) e nela estiveram presentes Ellen MargretheLøj, Representante Especial na Libéria (UNMIL), Y. J. Choi, Representante Especial na Côte d'Ivoire (UNOCI), Joseph Mutaboba, Representante Especial na Guiné-Bissau (UNIOGBIS) e Michael von Schulenburg, Representante Executivo do Gabinete Integrado das Nações Unidas na Serra Leoa (UNIPSIL).

Sem comentários:

Enviar um comentário