terça-feira, 10 de maio de 2011

Função Pública/UEMOA

Técnicos preparam reunião dos Ministros da função pública da UEMOA
Bissau, ANG – A reunião técnica que antecede o encontro dos Ministros da Função Pública da União Económica e Monetária Oeste Africana, teve lugar esta manhã em Bissau, e tem como tema “formação profissional, uma estratégia regional para o desenvolvimento e a inclusão social”.
Ao longo do encontro os técnicos vão preparar as adendas dos textos propostos no quadro da conferência com vista a sua apresentação e posterior adopção pelos Ministros encarregue do emprego e formação profissional dos “8”.
Os técnicos vão examinar e fazer uma adopção do quadro geral da implementação do observatório sub-regional do emprego e da formação profissional nos países membros da UEMOA.
A reunião pensa adoptar a lista mínima dos indicadores do mercado de trabalho e da formação profissional que constituirão trabalho conjunto do sistema de informação a desenvolver ao nível da rede dos observatórios.
Os técnicos estão engajados na proposição e adopção de plano da acção prioritária entre os Ministérios para o ano 2011-2012.
Na cerimónia da abertura, o Ministro guineense da Função Pública, Trabalho e Modernização do Estado disse que este encontro vai servir para abordar os resultados do encontro de Bamako em 2010, em que se recomendou a criação de um Observatório do Emprego e Formação Profissional para os países do espaço da UEMOA e a institucionalização de um quadro de coordenação e concertação entre os respectivos Ministros.
Este Observatório, segundo o Ministro, vai contribuir para o diagnostico, prevenção e solução dos problemas de emprego e formação profissional, concretamente os desequilíbrios entre a procura e a oferta, a qualidade e a estabilidade do emprego, assim como as qualificações, inserção e reinserção socioprofissional, necessidade de formação, acompanhar as situações de crise declarada ou previsível e ainda acompanhar e avaliar a execução de medidas e programas de acção entre outras.
ANG/AI/JAM





Sem comentários:

Enviar um comentário