quinta-feira, 25 de abril de 2024

Sociedade/Diretor de Serviços  de Estatística  confirma  que Bissau dispõe de maior densidade populacional do país com 457.564 habitantes

BIssau, 25 Abr 24(ANG) – O Diretor de Serviços da Estatística  Demográfica  e Sociais, do Instituto Nacional de Estatística(INE) afirmou hoje que a Capital Bissau, com uma superfície de 78 quilómetros qusdrados, dispõe de maior densidade  populacional do país, com  457 mil e 564 pessoas, onde em cada  quilómetro vivem cinco mil e 866 habitantes.


Em entrevista exclusiva à ANG, Osvaldo  Cristo João Mendes disse que, a Guiné-Bissau com  um total de cerca de dois milhões de habitantes  e com  uma superfície total de 36 mil 125 quilómetros quadrado,   a capital  Bissau  conta com 230. 462 mulheres e 227.102 homens.

Enquanto que, nas regiões pode-se encontrar 40 pessoas por quilómetros quadrado, acrescentando  que a maioria da população são jovens e crianças.

Aquele responsável revelou que estão a preparar a cartografia que deverá ter  todas as informações do país desde a população, rios, casas, estradas,  infraestruturas e outras, para entregar ao Estado.

Mendes disse que  a realização da cartografia vai permitir ao Estado saber em que zonas devem ser construídas mais escolas porque existem  crianças suficientes naquela comunidade que justifique novas infraestruturas escolares

Osvaldo Mendes referiu que  Bissau requer ainda muito trabalho de identificação e cita como exemplo,  ruas sem  nomes e  casas por númerar. Disse que   a nova cartografia vai permitir que tudo seja organizado e que vai ser entregue a Câmara Municipal de Bissau,  para colocação de  placas de limitação dos bairros e seus respetivos nomes com as númerações das casas.

”Isto vai permitir ao Estado controlar a quantidade de  lojas, farmácias, clínicas, o que permitirá a monitorização das cobranças dos impostos”, frisou.

Osvaldo Mendes recomenda as autoridades a realização de  eleições  autárquicas para poder descongestionar a cidade.

.ANG/JD/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário