terça-feira, 15 de janeiro de 2013


Falta de médicos especializados preocupa director geral do HNSM

Bissau, 10.Jan.13 (ANG) - O Director-geral do Hospital Nacional “Simão Mendes” (HNSM) afirmou que o referido centro sanitário depara com falta do pessoal médico especializado.

Lassana Ntchasso que falava em entrevista à ANG, disse que a falta de recursos humanos é notório naquele estabelecimento de referência nacional, pois sublinhou que alguns serviços não possuem médico de especializados, bem como a falta de materiais da intervenção cirúrgica e de análises.

Lassana Intchassó sublinhou que devido a falta de meios materiais para os trabalhos, muitos dos quadros optaram por abandonar o país em busca de melhores condições de trabalho e de salário.

O Director do “Simão Mendes”, admitiu que a falta de materiais de diagnóstico faz com que o país se veja obrigado a proceder a muitas evacuações de pacientes para tratamento no exterior.

“Os profissionais da saúde pública são autênticos ´combatentes incasáveis´ que trabalham em prol do bem-estar da população guineense não obstante os escassos meios materiais que dispõe e o salário miserável que auferem.

“O Hospital consegue funcionar graças as receitas cobradas nas consultas e em alguns serviços, dinheiro esse que também é canalizado para cobrir as despesas da cozinha do próprio hospital”, explicou.

Declarou que, após a tomada de posse em Outubro do ano findo, a actual direcção teve que recorrer ao Ministério da Saúde Pública para encontrar apoios em termos de parceiros, visando garantir o mínimo do funcionamento das estruturas daquele maior centro sanitário do país.

Falando de novas infra-estruturas construídas com apoio financeiro do Banco Africano do Desenvolvimento (BAD) cujas obras já foram concluídas e recentemente entregues formalmente, disse que os mesmos ainda não estão equipados.

Não obstante esta situação, o Director Geral prometeu abrir pelo menos um pavilhão naqueles edifícios para fazer funcionar os serviços de medicina geral, de forma a reduzir a sobrecarga nos serviços de Banco de Socorro.

Referiu que isto será uma realidade graças a oferta de 120 camas e outros materiais oferecidos pela ex-Primeira Dama, Mariama Mané Sanhá.

Em relação as perspectivas, Lássana Ntchassó explicou que a actual Direcção está apenas a assegurar as funções para permitir que o Ministério da Saúde Pública lance um concurso ou adopte um critério para a nomeação de um novo Director-geral do Hospital Nacional Simão Mendes.

ANG/AI/JAM  

Sem comentários:

Enviar um comentário