quinta-feira, 31 de janeiro de 2013


Partidos a procura de consenso para alargar período de transição

Bissau, 31 Jan 13 (ANG) -Os partidos políticos com e sem assento parlamentar reuniram hoje para buscar consensos sobre o provável alargamento do período de transição, do inicialmente previsto para 12 meses para mais 18.

Na abertura da reunião, o secretário-geral do Partido da Renovação Social (PRS) Florentino Mendes Pereira disse que o relatório prevê, entre outras, que as eleições sejam realizadas em Novembro de 2014 estando igualmente previstas a revisão constitucional e da lei eleitoral.

 Mendes Pereira informou que estas propostas são o resultado do primeiro encontro de auscultação com os partidos políticos, a sociedade civil, organizações religiosas e o regulado que decorreu de 08 a 10 de Dezembro último.

Disse que neste encontro a maioria se pronunciou a favor à prorrogação e que a inclusão de todos os partidos no processo de transição deve ser feita na base de assinatura do acordo e do pacto.

Florentino Mendes Pereira reiterou que a inclusão de todas as forças teria sido uma condição aceite por todas as partes inclusive os assinantes do acordo político.

“Mas para que a transição seja inclusiva é necessário que todos fizessem parte do pacto e estas condições foram já criadas pelo PAIGC e mais sete partidos, faltando neste momento apenas dois partidos para assinar o acordo,”explicou o Secretario geral do PRS.

Florentino Mendes Pereira advertiu que pretendem um consenso através de uma instituição legalmente constituída, acrescentando que isto não quer dizer que vão pôr de lado alguns actores políticos, isso porque no país existem cerca de 32 partidos e na Assembleia Nacional popular só cinco é que estão representados.

Em relação a remodelação do governo o Secretário-geral do PRS disse que o seu partido defende a dinamização do executivo, o que deverá passar pela sua reestruturação.

ANG/ LPG


Sem comentários:

Enviar um comentário