terça-feira, 15 de janeiro de 2013


ONG IPHD luta pela melhoria de qualidade de ensino básico na Guiné-Bissau, revela seu Coordenador de Programas

Bissau, 14 Jan.13 (ANG) – O Coordenador de programas da ONG americana, Parceria Internacional para o Desenvolvimento Humano (IPHD), afirmou que definiram como meta no quadro da educação, a melhoria da qualidade do ensino básico das crianças através da diminuição, em pelo menos 10 por cento, o nível do abandono escolar no país.

Em entrevista exclusiva à Agência de Notícias da Guiné (ANG), Augusto Braima de Sá disse que a promoção da equivalência do número de rapazes e raparigas nas escolas, o acesso das crianças ao ensino, mesmo em localidades mais longínquas do país, são outras das acções visadas pela IPHD.

O coordenador informou que vão prosseguir com suas acções, desta feita, para a melhoria da qualidade de infra-estruturas, da classe docente e na implicação das famílias e comunidades no processo da gestão escolar.

No âmbito da saúde, de acordo com aquele responsável, o IPHD vai apoiar a luta para erradicação da malária ao nível das crianças e o projecto de apoio à nutrição.

“O projecto de apoio à nutrição baseia-se nos seguintes aspectos; Primeiro, queremos fazer um estudo profundo de forma a podermos conhecer a situação do estado de nutrição de crianças de 0 à 5 anos e das mães grávidas e lactentes para melhor situar o nosso programa do ano que vem”, esclareceu.

Braima de Sá sublinhou que no ano em curso, o IPHD esta a fornecer suplemento alimentar muito rico em nutrientes para as crianças, grávidas e mães lactentes, e anunciou o alargamento desta iniciativa no ano 2014, através de acções mais duradouras junto das comunidades necessitadas.

Quanto ao balanço das actividades levadas a cabo pela IPHD durante o ano transacto, o seu Coordenador de Programas qualificou-o de positivo, não obstante terem sido registados alguns atrasos na execução de certas acções. Relacionou estes obstáculos com o Golpe de Estado de 12 de Abril de 2012.

“As actividades preconizadas para 2012 foram cumpridas minimamente em 70 à 80 por cento e os resultados que desejamos em termos de indicadores foram alcançados e esperamos que no presente ano possamos fazer ainda melhor”, regozijou-se o coordenador

Abordado sobre as perspectivas para o ano em curso, Augusto Braima de Sá respondeu que elaboraram um plano de acção para dois anos, cujo inicio teve lugar no início de 2012 e que esta sendo executado nas escolas, através de apoios do Ministério da Educação e da Associação de Amigos das Crianças (AMIC).

“No presente ano, vamos reforçar as capacidades da Associação dos Pais e Encarregados da”, frisou prometendo continuar os trabalhos da construção e reparação das escolas bem de fornecimento de equipamentos e materiais de cozinha e alimentos para que as crianças possam equilibrar as suas dietas.

Augusto Braima de Sá acrescentou que o IPHD irá continuar a apoiar as Hortas Escolares para garantir a auto-suficiência e incutir nas crianças noções de produção para o próprio consumo e tornar o seu futuro melhor.

Perguntado sobre as localidades de maior intervenção do IPHD no país, o seu Coordenador de Programas apontou as regiões de Cacheu e Oio, Bissau, Biombo, Quinara, Tombali e Bolama Bijagós.

“Queremos reforçar as nossas acções em Bolama-Bijagós porque, com base num diagnóstico feito no ano passado, que demonstra que a referida região depara com uma extrema carência em termos de alimentação e nutrição, pretendemos, por isso, prestar-lhes mais atenção no presente ano”, prometeu.

Questionado sobre se a IPHD não perspectiva alargar suas acções para outras áreas, Braima de Sá disse que tudo depende das orientações do Bureau Central nos Estados Unidos. O IPHD, segundo o coordenador dos projectos construiu e reparou mais de 120 escolas em todo o território nacional, tendo injectado para isso mais de cem milhões de francos CFA.

ANG/ÂC/JAM

  





  


Sem comentários:

Enviar um comentário