quarta-feira, 30 de janeiro de 2013


Governo não assume manutenção de contas de funcionários nos bancos

Bissau, 30 Jan 13(ANG)- O Governo não vai assumir o pagamento da taxa de manutenção das contas dos funcionários públicos  nos diferentes bancos comercias do país, soube à ANG junto de uma fonte do Ministério das Finanças.

Segundo a fonte, apesar de o Governo ter ordenado a bancarização de salários, cada funcionário é livre de escolher o banco de sua preferência para abrir a conta. A mesma acrescenta que muitos recorreram ao ECOBANK por ser o único onde a referida taxa não é paga.  

“ A bancarização é irreversível, representa uma medida de segurança adoptada pelo Governo, abrangendo todos os que auferem vencimentos a partir dos 50.000,00fcfa, excepto aos que residem nas zonas onde não existem bancos comerciais”, revelou.

De acordo com a mesma fonte, nas localidades de difícil acesso, como as ilhas, por exemplo, o pagamento de salários continuará a ser feito através dos técnicos do Ministério das Finanças até quando forem criadas as condições necessárias.

Neste momento, diz a fonte, é muito cedo falar de funcionários fantasmas, o processo está em andamento, porque alguns deles com salário de 50 mil cfa e/ou acima desse valor estão a proceder a abertura de contas.

Portanto, assim que terminar o processo o Ministério das Finanças estará em condições de falar sobre esse assunto e revelar os ministérios onde existem os funcionários fantasmas.

A decisão governamental de bancarizar o pagamento de salários tem dividido a opinião dos funcionários públicos.

Alguns reprovam a decisão alegando representar uma forma de diminuir os magros salários com pagamento de taxas de manutenção das contas enquanto outros aprovam a ideia, considerando-a justa no quadro da modernização dos serviços em curso na função pública.

ANG/ AMS

Sem comentários:

Enviar um comentário