segunda-feira, 14 de janeiro de 2013


População de Mansaba engajada a respeitar Direitos Humanos

Bissau, 09-01-2013 (ANG) – Pelo menos quarenta e duas tabancas do sector de Mansaba, região de Oio declararam dia 08, seu engajamento ao respeito de dos direitos humanos e abandono de praticas nefastas nas referidas localidades.

As tabancas em questão prometeram eradicar factores como descriminação, violencia contra mulheres e crianças, excisão, casamento forçado e precoce, bem como outros males que antes assolavam não só aquelas como a maioria das comunidades do país. 

A declaração ora feita constitui o culminar de três anos de trabalhos de sensibilização e formação levados a cabo pela ONG  para o reforço das capacidades junto as comunidades rurais chamado “Tostan” que acenta as suas acções na higiene na tabanca, gestão dos projectos, promoção do respeito dos direitos humanos,  da cultura, combate ao analfabetizmo e abusos contra as mulheres e criança.

O ponto culminante da cerimonia aconteceu no momento em que a fanateca, Mussuba Seide procedeu a entrega da faca com a qual excisava as crianças, ao Ministro da Saude, Agostinho Cá, simbolizando assim a abdicação dela e de suas colegas desta prática que “agrede e mutila o corpo feminino”.

Durante os mais de 30 anos que exerceu nas tabancas de Mansaba, a fanateca Mussuba Seidi informou ter excisado uma media de quinhentas raparigas.

“Hoje, com os ensinamentos recebidos da Tostan entendi que a prática de excisão é nefasta, perigosa e deve ser abandonada e o melhor a fazer é entregar a minha faca as autoridades competentes como sinal de renuncia”, confessou a ex-fanateca, que reconhece que a pratica não está recomendada no alcorão como algumas duas suas colegas sustentam para justuificar esta pratica.

A questão central agora é saber enquadrar as ex-fanatecas numa outra actividade que gera rendimentos e lhes permita sobreviver com as respectivas familias. “Na verdade aceitamos e entregamos as facas. Agora de que vamos sobreviver”, questionou Mussuba Seidi lembrando ao Ministro da saúde e da Educação Nacional, presentes na altura a diligenciarem com vista a encontrar uma solução para o novo problema.

O Ministro da Saúde prometeu que o governo vai procurar alternativas para responder as preocupações levantadas pelas ex-fanatecas e defendeu, por outro lado, a necessidade de se assegurar o futuro das suas tabancas, através de formação das populações locais.

Agostinho Cá elogiou coragem demonstrada pela população de sector de Mansaba, através da declaração feita e que demonstra o seu engajamento em abandonar as praticas reprovadas pela sociedade.

Segundo o coordenador de Tostan, durante os três anos de assistencia as populações de Mansaba foram concedidos creditos e que permitiram as mulheres nestas localidades desenvolver actividades lucrativas e, tambem, foram criados treze comités de gestão comunitária nas tabancas e que vão prosseguir com os trabalhos de sensibilização as populações.

“A declaração feita pelas mulheres fanatecas são encorajadoras. São elas que praticam excisão e e não os homens e agora foram elas que, sem qualquer pressão ou influencia, vieram denunciar as consequencias das suas prática”, rigozijou-se AlassanDiediou.

Com 64 votos a favor, 3 abstenções e 1 contra, o Parlamento da Guiné-Bissau - a Assembléia Nacional Popular - aprovou ano passado a lei que proíbe a Mutilação Genital Feminina (MGF) no país.

Metade da população de mulheres da Guiné-Bissau é vítima de mutilação genital feminina: cerca de 375 mil mulheres e meninas são cortadas, cada vez mais em idade muito precoce.

Por outro lado informou que cerca de 2000 Mil pessoas, dentre as cerca de 230  que estiveram sob a orientação de Tostan nas referidas tabancas são adolecentes que receberam ensinamentos sobre todos os direitos humanos, nomeadamente o direito a um nome, uma familia e uma nacionalidade as crianças recem-nascidas, e que constitui um dos quatro pontos essencias da declaração.

Higiene da tabanca, saúde da sua população, gestão pelos membros da comunidade dos projectos e alfabetização de adultos e menosres constiuem outros dos temas de acções de sensibilização efectuadas pelos divulgadores do Tostan nas tabancas das regiões de Oio, Bafata e Gabú, onde operam.


ANG/FGS/JAM

Sem comentários:

Enviar um comentário