quarta-feira, 26 de junho de 2024


Agricultura
/Governadora de Gabu pede  populares para apostarem na lavoura para combater a fome

Bissau, 26 Jun 24 (ANG) – A Governadora da Região de Gabu pediu aos populares locais para apostarem na lavoura, como forma de combater a fome  que afeta  as diferentes comunidades da Região.

Elisa Tavares Pinto que falava no âmbito de uma visita à  comunidade de Sona-Cunda, disse que  estão a visitar as bolanhas para acompanhar as mulheres, com o objetivo de encorajá-las a se empenharem mais nas actividaes de lavoura.

"Quem quer ver as mulheres empoderadas, motivadas para trabalharem naquilo que lhes dão rendimentos tem que vir ao terreno para lhes dar mais força.Assim vai ser possível  mobilizar  outras para se aderirem à cooperativa, para melhor poderem se desenvolver , em termos de qualidade e produzirem mais. A cooperativa está para  ajudar as mulheres, e depois que conhecemos o seu empenho vim se juntar à elas para dar-lhes mais força",disse.

A governante disse que a cooperativa alugou um trator para trabalhar e que o governo vai colaborar para que a cooperativa possa  responder as demandas das mulheres.

“Queremos reforçar a capacidade das mulheres no sentido de poderem sustentar as suas famílias, mandar seus filhos para a escola, cuidar da saúde dos seus filhos com resultado dos seus trabalhos”, disse  Elisa Pinto..

Apelou aos populares da região a se dedicarem mais ao trabalho de lavoura, porque está-se  na época da chuva .

"Venham para os lugares, vamos lavrar porque Deus nos deu terras e chuva, se deixamos escapar o que vamos fazer. Estamos aqui para mostrar as pessoas que nós também queremos ter a fartura e acabar com a fome.Sentados em casa não podemos acabar com a fome”, disse .

A Presidente da Cooperativa Camponesa da Região de Gabu, Adama Candé disse que levaram um tractor para as mulheres de Sona-Cunda produzirem arroz em grandes quantidades.

O equipamento foi alugado com a  contribuição das mulheres camponesas e de algumas  individualidades que não revelou.

Adama disse que  depois de Sona-Cunda a máquina vai seguir para a  comunidade de Boinhe com o mesmo objectivo.

Aquela responsável apelou as mulheres a se empenharem mais, e diz que a iniciativa representa  um grande esforço da Governadora, para que as mulheres possam ter as suas próprias economias.

Em nome da comundade, Fatu Sanhá  pediu para que, no próximo ano, seja disponibilizado mais cedo o trator  para que possam lavrar grande quantidade  antes de entrada da muita àgua nas bolanhas. ANG/MI//SG  

Sem comentários:

Enviar um comentário